Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO COMPARATIVO DO SECADOR POR ATOMIZAÇÃO E SECADOR EM LEITO DE JORRO NA SECAGEM DE POLPA DE PITANGA

COMPARATIVE STUDY OF THE ATOMIZED DRYER AND FLUIDIZED BED DRYER IN PITANGA POLPA DRYING

LIMA, AMANDA BEATRIZ MONTEIRO ; MEDEIROS, MARIA DE FATIMA DANTAS DE ; PAIVA, EMANUELLE MARIA DE OLIVEIRA ; ARAúJO, YURI SOUZA ; , ;

Artigo:

Com o objetivo de se avaliar a secagem da polpa de pitanga com adição de leite fluido e outros adjuvantes em secador de leito de jorro e spray dryer, foram realizados ensaios de secagem, avaliando-se tanto as características do produto em pó como o desempenho dos dois secadores em relação ao rendimento da produção e eficiência térmica do processo. Análises físico-químicas dos pós obtidos, tais como umidade, atividade de água, higroscopia e solubilidade foram realizadas. As eficiências foram muito baixas, o que pode ser justificado pela elevada vazão de ar requerida para manter a dinâmica dos dois secadores e às perdas de calor para o ambiente, visto que ambos os equipamentos não se encontravam termicamente isolados. Os adjuvantes interferiram positivamente no rendimento da produção com destaque para a albumina no leito de jorro e o Whey Protein para o spray.

Artigo:

Palavras-chave: SECAGEM, LEITO DE JORRO, SPRAY DRYER,

Palavras-chave: DRYING, FLUIDIZED BED, SPRAY DRYER,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP6

Referências bibliográficas
Como citar:

LIMA, AMANDA BEATRIZ MONTEIRO; MEDEIROS, MARIA DE FATIMA DANTAS DE; PAIVA, EMANUELLE MARIA DE OLIVEIRA; ARAúJO, YURI SOUZA; , ; "ESTUDO COMPARATIVO DO SECADOR POR ATOMIZAÇÃO E SECADOR EM LEITO DE JORRO NA SECAGEM DE POLPA DE PITANGA", p. 2443-2449 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP6

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações