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Estudo comparativo do fator de deterioração e sua tendência, por durabilidade real dos veículos em diferentes ciclos de condução, SRC-LECV e ama.

Comparative study of deterioration factor and their trend, by real vehicle durability mileage on different driving cycles, SRC-LECV and AMA

SEDANO, Raphael ; AZEVEDO, Marcelo Jorge da Costa Ribeiro e ; RIVELINO, Rodrigo Okamoto ; ROSA, Monica Higuchi ; SAMBUICHI, Eduardo Missao ;

Trabalho completo:

"O aumento da motorização nas últimas décadas, principalmente nos centros urbanos, além de causar congestionamentos constantes, tem como consequência a degradação ambiental na qualidade do ar e acarreta danos à saúde humana. Com relação à durabilidade dos sistemas e componentes de controle de emissão de poluentes, o PROMOT iniciou com esse requisito na fase M4, legislada pela Resolução CONAMA 432/2011 e os fatores de deterioração obtidos conforme ABNT NBR 14008/2007, utilizando o ciclo AMA (Approved Mileage Accumulation) para acúmulo de quilometragem. Para o PROMOT M5, a instrução normativa IBAMA nº 21/2022, estabeleceu Além do ciclo AMA, outros dois métodos para determinar os fatores de deterioração: 1) Teste real de durabilidade do veículo com acúmulo total de quilometragem SRC-LeCV (Standard Road Cycle for L-Category Vehicle). 2) Teste de durabilidade em banco de ensaio (SBC). Ambos estão descritos na ABNT NBR 17008/2021. Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo comparativo da durabilidade real do veículo realizando o acúmulo de quilometragem, em um dinamômetro de chassis, entre os ciclos SRC-LeCV e AMA, avaliando tendência de deterioração e fator de deterioração com base nos resultados da emissão de gases emitidos pelo motor da motocicleta."

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"The increase in motorization in the latest decades, mainly in the urban centers, beyond causing constant congestion, has consequent environmental degradation in the air quality and causes damage to human health. Regarding durability of pollutant emission control systems and components, the PROMOT started this requirement in the M4 phase, legislated by CONAMA Resolution 432/2011 and the deterioration factors obtained according to ABNT NBR 14008/2007, by using the AMA (Approved Mileage Accumulation) cycle to mileage accumulation. For the newest PROMOT M5, the IBAMA normative instruction No. 21/2022, stablished additionally to AMA cycle, other two methods to determine the deterioration factors: 1) Real vehicle durability test with total mileage accumulation by SRC-LeCV (Standard Road Cycle for L-Category Vehicle). 2) Durability test with bench aging by using SBC (Standard Bench Cycle). Both procedures are described into ABNT NBR 17008/2021. This article has the purpose to present a comparative study by real vehicle durability performing the mileage accumulation, on a chassis dynamometer, between cycles SRC-LeCV and AMA, evaluating deterioration trend and deterioration factor based on the results of the gas emission emitted by the motorcycle engine."

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP61

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Como citar:

SEDANO, Raphael; AZEVEDO, Marcelo Jorge da Costa Ribeiro e; RIVELINO, Rodrigo Okamoto; ROSA, Monica Higuchi; SAMBUICHI, Eduardo Missao; "Estudo comparativo do fator de deterioração e sua tendência, por durabilidade real dos veículos em diferentes ciclos de condução, SRC-LECV e ama.", p. 362-368 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP61

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