Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO COMPARATIVO DE ÓLEOS VEGETAIS NA PREPARAÇÃO DE MICROEMULSÕES UTILIZADAS COMO COLCHÃO LAVADOR

CABRAL, A. G. ; ARAÚJO, E. A. ; LOPES, G. S. ; GARNICA, A. I. C. ; CURBELO, F. D. S. ;

Artigo Completo:

Durante a etapa de perfuração de poços, fluidos de perfuração são utilizados para remover os detritos gerados. Esses fluidos formam uma película fina nas paredes do poço, chamada de reboco, e que precisa ser removida pelo uso dos colchões lavadores, para uma melhor aderência cimento-formação e cimentorevestimento. As microemulsões são sistemas homogêneos, ternários ou quaternários, compostos pela mistura das fases aquosa e oleosa pelo emprego do tensoativo e, em alguns casos, de um cotensoativo. Esses sistemas têm sido utilizados na formulação de colchões lavadores por apresentarem tensão superficial baixa e boa capacidade na inversão da molhabilidade da rocha reservatório. Este trabalho teve como objetivo o estudo comparativo do desempenho de dois óleos vegetais em microemulsões usadas como colchão lavador. A fase aquosa usada nas microemulsões foi uma mistura de água e glicerina na proporção mássica de 1:1 e o tensoativo não-iônico foi o ultranex NP100. A partir dos diagramas de fases obtidos, 2 sistemas ternários, na região de microemulsão, foram formulados para realizar testes de remoção, turbidez e análise reológica. Esses 2 sistemas foram diferenciados apenas pelo óleo vegetal utilizado (OV1 e OV2). Os resultados obtidos mostraram que o OV1 foi mais eficiente na remoção do fluido de perfuração não-aquoso e mais estável ao aumento da temperatura. Com relação ao estudo reológico, os dois sistemas apresentaram comportamento de fluido newtoniano, avaliados de 30oC a 70oC.

Artigo Completo:

Palavras-chave: óleos vegetais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-151

Referências bibliográficas
  • [1] DALTIN, D. Tensoativos: química, propriedades e aplicações, São Paulo: Blucher, 201
  • [2] PINHEIRO, F. Desenvolvimento de Misturas Ternárias Para Remoção de Reboco de Fluido Sintético. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, 2013.
  • [3] QUINTERO, L.; PASSANHA, W.D, HUGHES, B., AUBRY, E., POITRENAUD, H. Advanced Microemulsion Cleaner Fluid Applications in Deepwater Wells. Presented in the Offshore Technology Conference Brasil. 2015.
  • [4] WINSOR, P. A. Binary and multicomponent solutions of amphiphilic compounds, Chemical Review, v. 68, n. 1, 1968.
Como citar:

CABRAL, A. G.; ARAÚJO, E. A.; LOPES, G. S.; GARNICA, A. I. C.; CURBELO, F. D. S.; "ESTUDO COMPARATIVO DE ÓLEOS VEGETAIS NA PREPARAÇÃO DE MICROEMULSÕES UTILIZADAS COMO COLCHÃO LAVADOR", p. 875-880 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-151

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações