Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estudo comparativo de ferramentas colaborativas online para facilitação visual

Comparative study of online collaborative tools for visual facilitation

Moraes, Reinaldo Pereira de ; Mont’Alvão, Claudia ; Padovani, Stephania ;

Full Paper:

Este artigo aborda, sob a ótica do Design da Informação, a realização de dinâmicas colaborativas de discussão visual auxiliadas por ferramentas online. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é comparar as ferramentas online para facilitação visual Jamboard, Miro e Mural baseado nas Heurísticas de Usabilidade de Nielsen e elencar as suas principais características e recursos colaborativos necessários para a facilitação remota de dinâmicas colaborativas. Para tanto, foram adotados como procedimentos metodológicos um pré-diagnóstico baseado nas heurísticas de usabilidade, dinâmicas colaborativas e entrevista semiestruturada com 3 participantes. O pré-diagnóstico foi realizado pelo pesquisador e revisado ao observar o desenvolvimento das dinâmicas.Os participantes foram organizados em três duplas a fim de realizar as dinâmicas usando as ferramentas selecionadas. As sessões tiveram duração de 90 minutos. Na primeira metade de cada sessão, a dupla elaborou as três representações gráficas solicitadas pelo pesquisador. Na segunda metade, a dupla foi entrevistada sobre o uso da ferramenta, funções disponibilizadas e possíveis melhorias em termos de colaboração. Como resultados, foi possível identificar os recursos necessários para a condução de dinâmicas colaborativas online e sugerir a incorporação de recursos que não foram disponibilizados ou encontrados nas ferramentas durante as dinâmicas colaborativas.

Full Paper:

From the perspective of Information Design, this paper addresses the realization of collaborative dynamics of visual discussion aided by online tools. In this context, this work aims to compare the online tools for visual facilitation Jamboard, Miro, and Mural based on Nielsen's Usability Heuristics and to list their main collaborative features and needed resources to facilitate collaborative dynamics online. A pre-diagnosis based on heuristic usability, collaborative dynamics, and a semi-structured interview with 3 participants were adopted as methodological procedures. The pre-diagnosis heuristic was performed by the researcher and reviewed when observing the development of dynamics. The participants were organized into three pairs in order to perform the dynamics using the selected tools. Sessions lasted 90 minutes. In the first half of each session, the duo prepared the three graphic representations requested by the researcher. In the second half, the duo was interviewed about the tool usage, available functions, and possible improvements in terms of collaboration. As a result, it was possible to identify the resources needed to conduct collaborative dynamics online and suggest incorporating resources that were not made available or found in the tools during the collaborative dynamics.

Palavras-chave: critérios ergonômicos, representação gráfica, construção colaborativa de conhecimento, pensamento visual, colaboração remota,

Palavras-chave: ergonomic criteria, graphic representation, collaborative knowledge construction, visual thinking, remote collaboration,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-088-353236-CIDI-Tecnologia.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Arnheim, R. (1969). Visual thinking. Berkeley: University of California Press.
  • [2] Bertolini, E. A. S., & Silva, M. A. M. (2005). Metacognição e motivação na aprendizagem: relações e implicações educacionais. Revista Técnica IPEP, 5(1/2), 51-6
  • [3] Cyrs, T. E. (1997). Visual thinking: let them see what you are saying. New directions for teaching and learning, 71, 27-32.
  • [4] Engelhardt, Y. (2002). The Language of Graphics: a framework for the analysis of syntax and meaning in maps, charts and diagrams. Amsterdam: ILLC- Publications.
  • [5] GOOGLE. (n.d.). What's Jamboard? Disponível em: . Acesso em: 31/03/2021.
  • [6] Gray, D. (2012). Gamestorming: jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras. Rio de Janeiro: Alta Books.
  • [7] Hardy, K., & Garfen, D. (2020). Driving Innovation and Collaboration Remotely. ITNOW, 62(3), 21–23.
  • [8] Howe J., Parker S. H., Wiggermann N., & Zagarese V. (2021). The Role of Health Care Human Factors in Responding to COVID-19: Findings From an Industry Survey. Ergonomics in Design. 29(1) 29-32.
  • [9] ITU-T. (2006). H.323 - Packet-based multimedia communications systems. International Telecommunication Union. [Online]. Disponível em .
  • [10] ITU-T. (2007). T.120 - Data protocols for multimedia conferencing. International Telecommunication Union. [Online]. Disponível em .
  • [11] LUCIDSPARK. (2020). Report: How collaboration and creativity are suffering in the wake of COVID-19. Disponível em: . Acesso em: 31/03/2021.
  • [12] MIRO. (n.d.). An online visual collaboration platform for teamwork. Disponível em: . Acesso em: 31/03/2021.
  • [13] MURAL. (n.d.). More than a whiteboard. Disponível em: . Acesso em: 31/03/2021.
  • [14] Nielsen, J., Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces. Proc. ACM CHI'90 Conf., Seattle, EUA, 1-5 abril, p. 249-256.
  • [15] Novak, J. D., & Cañas, A. J. (2006). The theory underlying concept maps and how to construct them. Florida Institute for Human and Machine Cognition, 1.Roam. D. (2009). The Back of the Napkin: Solving Problems and Selling Ideas with Pictures. Penguin Group, New York.
  • [16] Roush, C., & Burmeister, A. R. (2020). COVID-19 and the Central Dogma: an Activity To Improve Student Learning and Engagement. Journal of microbiology & biology education, 21(3), 21.3.68.
  • [17] Sibbet, D. (2006). Graphic facilitation: transforming group process with the power of visual listening. San Francisco: The Grove Consultants International.
  • [18] Singh, G., Hawkins, L., & Whymark, G. (2009). Collaborative knowledge building process: an activity theory analysis. VINE: The journal of information and knowledge management systems, 39(3), 223-241.
  • [19] Stahl, G. (2006). Group cognition: computer-support for building collaborative knowledge. Cambridge: The MIT Press."
Como citar:

Moraes, Reinaldo Pereira de; Mont’Alvão, Claudia; Padovani, Stephania ; "Estudo comparativo de ferramentas colaborativas online para facilitação visual", p. 1139-1153 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-088-353236-CIDI-Tecnologia.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações