Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO COMPARATIVO DA OBTENÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE MAMONA EM LABORATÓRIO E NO SIMULADOR DE PROCESSOS QUÍMICOS DWSIM

COMPARATIVE STUDY OF BIODIESEL PRODUCTION FROM CASTOR OIL IN LABORATORY AND IN THE DWSIM CHEMICAL PROCESS SIMULATOR

BAPTISTA, ANNA LUIZA ARAUJO ; RIBEIRO, MARCOS VINICIUS ; AMARAL, CLARA DE CASTRO ;

Artigo:

A produção de biodiesel e o uso de simuladores de processos químicos são temas atuais na Engenharia Química. Neste artigo o software DWSIM foi utilizado para modelar a obtenção de biodiesel a partir do óleo de mamona. A síntese em laboratório foi realizada através da reação de transesterificação do óleo de rícino com metanol em meio básico. Os produtos da reação são o biodiesel e a glicerina que foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Os dados obtidos na síntese em laboratório foram coletados e plotados no gráfico de rendimento versus temperatura para entender o comportamento da reação. A equação de reta obtida foi inserida no DWSIM para confecção, teste e validação do modelo virtual. As análises estatísticas indicaram boa compatibilidade entre os resultados obtidos na síntese em laboratório e no modelo virtual no software. A simulação atestou a viabilidade da obtenção do biodiesel a partir do óleo de mamona com um rendimento médio de 97,8%. O DWSIM é um simulador interessante para o estudo de variáveis que possibilitem melhorias contínuas nos diversos processos industriais.

Artigo:

Palavras-chave: óLEO DE MAMONA, BIODIESEL, SIMULAçãO, PROCESSOS QUíMICOS,

Palavras-chave: CASTOR OIL, BIODIESEL, SIMULATION, CHEMICAL PROCESS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP28

Referências bibliográficas
Como citar:

BAPTISTA, ANNA LUIZA ARAUJO; RIBEIRO, MARCOS VINICIUS; AMARAL, CLARA DE CASTRO; "ESTUDO COMPARATIVO DA OBTENÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE MAMONA EM LABORATÓRIO E NO SIMULADOR DE PROCESSOS QUÍMICOS DWSIM", p. 2982-2988 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações