Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO E SAUDE (EBANS): OPORTUNIDADES E DESAFIOS METODOLOGICOS

ESTUDO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO E SAUDE (EBANS): OPORTUNIDADES E DESAFIOS METODOLOGICOS

Arco, Ana Del ; Fisberg, Mauro ; Previdelli, Ágatha Nogueira ; Mello, Aline Veroneze de ; Kovalskys, Irina ;

Artigo:

Justificativa

A obesidade atinge quase 1/3 da população mundial e agregaconsequências para a saúde que são observadas na infância e adolescência. Deordem multifatorial, ela deve ser enfrentada sob diversos aspectos, no qual aalimentação e a atividade física destacam-se por serem fatores associadosmodificáveis. Objetivando evitar o agravamento de uma determinada condição desaúde, estudos epidemiológicos, como se propõe o Estudo Brasileiro de Nutriçãoe Saúde (EBANS), são fundamentais para diagnosticar o estado nutricional dapopulação.

 

Objetivo(s)

Evitar o agravamento de uma determinada condição de saúde (atravésda identificação de variáveis relacionadas ao desfecho); realizar umdiagnóstico do estado nutricional da população brasileira (nas cinco regiões dopaís, com indivíduos de 15 a 65 anos), bem como dos parâmetros associados àobesidade, com diversas possibilidades de correlacionar dados.

 

Método(s)

Parte do estudo ELANS (Estudo Latino-Americano de Nutrição eSaúde) (n=9218), o EBANS (n=2000) é um estudo de base populacional cujos dadospermitem: avaliar o nível socioeconômico; realizar diagnóstico do estadonutricional (peso corporal, estatura, índice de massa corporal, circunferênciasde pescoço, cintura e quadril); avaliar consumo alimentar (R24h e QFA parabebidas) e avaliar prática de atividade física (IPAQ-longo e acelerômetro). Deabrangência nacional, o EBANS tem potencial para compor análises regionais, alémde retratar a atual condição epidemiológica nutricional, de consumo alimentar epadrão de atividade física da população brasileira, em diferentes estágios davida, podendo ter seus dados analisados em conjunto ou estratificados (porfaixas etárias, nível socioeconômico e gênero), oferecendo subsídios úteis paraa formulação de políticas públicas. Registro CAAE: 31670314.8.0000.5567.

 

Resultado(s)

Cadaetapa metodológica foi desenhada a fim de reduzir os erros e vieses atreladosaos desafios metodológicos.

 

Conclusão (ões)

Comgrande potencial para futuras análises de dados, o EBANS intenta contribuir nageração de conhecimento para fomentar políticas e ações capazes de alterar oatual cenário de obesidade.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-16

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Arco, Ana Del ; Fisberg, Mauro ; Previdelli, Ágatha Nogueira ; Mello, Aline Veroneze de ; Kovalskys, Irina ; "ESTUDO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO E SAUDE (EBANS): OPORTUNIDADES E DESAFIOS METODOLOGICOS", p. 31-32 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-16

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações