Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estudo analítico de elementos gráfico-informacionais em m-commerces: tendências e características

Analytical study of graphics-informational elements in m-commerce: trends and characteristics

Napo, Paula Rodrigues; Padovani, Stephania;

Artigo Completo:

O presente artigo teve como objetivo identificar as características gráfico-informacionais dos m-commerces (comércio eletrônico móvel) mais acessados pelos consumidores brasileiros a partir do dispositivo de interação móvel do tipo smartphone. Com base na identificação das principais características apresentadas pelos m-commerces, analisou-se quais apresentaram maior incidência na maioria dos sites e, desta forma, poderiam ser consideradas como tendências. Para tanto, realizou-se um estudo analítico, por meio do protocolo de análise adaptado à m-commerces, com o objetivo de identificar tais características e, consequentemente, tendências. Com a descrição dos elementos gráfico-informacionais dos m-commerces, buscou-se ampliar e aprofundar as pesquisas sobre interface gráfica mobile, já que estudos anteriores revelaram a lacuna existente neste tema, o que mostra que a pesquisa acadêmica ainda tem muito a explorar, principalmente no campo do design da informação.

Artigo Completo:

This study aimed to identify the graphic-informational characteristics of m-commerces (mobile commerce) most accessed by Brazilian consumers from mobile interaction smartphone type device. Based on the identification of the main characteristics presented by m-commerces, we analyzed which showed the highest levels in most sites and, therefore, could be considered as trends. Therefore, we carried out an analytical study, through the analysis protocol adapted to the m-commerces, in order to identify these characteristics and therefore trends. Describing the graphic-informational elements of m-commerces, we sought to broaden and deepen research on mobile graphical interface, since previous studies have revealed the gap in this area, which shows that academic research still has much to explore, particularly in information design field.

Palavras-chave: design, interface gráfica, comércio eletrônico móvel, smartphone, design,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_44

Referências bibliográficas
  • [1] AYOB, N. Z., HUSSIN, A. R. C., DAHLAN, H. M. 2009. Three Layers Design Guideline for Mobile Application. Information System Department Faculty of Computer Science and Information System, Universiti Teknologi of Malaysia Johor, Malaysia.
  • [2] BARNES, S. SCORNOVACCA, E. 2007. The emergence of mobile commerce. 7 Journal of Electronic Commerce Research. Second edition.
  • [3] BÜYÜKÖZKAN G. 2009. Determining the mobile commerce user requirements using an analytic approach. Science Direct. Computer Standarts Andamp; Interfaces 31 (2009) 144-152.
  • [4] CHEN, Y. XING, X. MA, W. Y. ZHANG, H. J. 2005. Adapting Web Pages for Small-Screen Devices Most. IEEE Computer Society. IEE Internet Computing. January/February 2005
  • [5] CUELLO, J. VITONNE, J. 2013. Diseñando apps para móviles. Edición: Catalina Duque Giraldo. Versión 1.1.
  • [6] CYR, D. HEAD, M. IVANOV, A. 200 Design aesthetics leading to m-loyalty in mobile commerce. Information Andamp; Management. Volume 43, Issue 8, December 2006, Pages 950–963.
  • [7] E-commercebrasil. Compras por mobile ou tablet farão parte do dia-a-dia do brasileiro. In: Andlt;https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/fazer-compras-por-mobile-ou-tablet-fara-parte-do-dia-a-dia-do-brasileiro/Andgt;. 03/12/2013.
  • [8] E-commercebrasil. Números confirmam expressivo crescimento do m-commerce no Brasil em 2013. In: Andlt;http://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/numeros-confirmam-expressivo-crescimento-m-commerce -brasil-em-2013/Andgt;.19/03/2014.
  • [9] F/Nazca. Saatchi Andamp; Saatchi. In: Andlt;//www.fnazca.com.br/index.php/2012/10/02/f-radar-11a-edicao/Andgt; 05/12/2013.
  • [10] Gonçalves, F. M. 2013. M-commerce: projetando o processo de compra para smartphones. Monografia apresentada ao curso de Bacharelado em Design Digital da Universidade Federal de Pelotas, RS.
  • [11] GORLENKO, L.; MERRICK, R. 2003. Usability challenges in the wireless world. IBM System Journal, v. 42, n. 4.
  • [12] LI, Y. YEH, Y. 2010. Increasing trust in mobile commerce through design aesthetics. Institute of Information Management, National Chiao Tung University, Hsinchu 300, Taiwan, ROC. Computers in Human Behavior Jornal 26. Media Metrix da comScore. In: Andlt;http://www.comscore.com/por/Insights/Press-Releases/2013/11/Mercadolivre-e-o-site-lider-em-varejo-no-BrasilAndgt; 27/11/2013.
  • [13] PADOVANI, S. 2012. Projeto: Navegação em smartphones: uma abordagem centrada no usuário. Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação | Mestrado em Design (PPGDesign).
  • [14] PADOVANI, S. PUPPI, M. SCHLEMMER, A. 2013. O que mudou na navegação? um estudo comparativo entre computadores fixos e dispositivos de interação móvel. Programa de Pós-graduação em Design. Universidade Federal do Paraná.
  • [15] PADOVANI, S. PUPPI, M. SCHLEMMER, A. 2013. Proposta de modelo descritivo para caracterização de sistemas de navegação em smartphones. Anais do 6º Congresso Internacional de Design da Informação - 5º InfoDesign Basil – 6º Congic. Recife.
  • [16] PUPPI, M. B. 2013. Diretrizes para o design de interface de aplicativos em smartphones para alemão como língua estrangeira: um estudo sobre mobile learning. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação UFPR. Curitiba-PR.
  • [17] VARNALI, K. TOKER, A. 2010. Mobile marketing research: The-state-of-the-art. International Journal of Information Management.
  • [18] SCHLEMMER, A. 2013. Efeitos da interface de comércio eletrônico sobre as motivações de compra online. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação UFPR. Curitiba-PR.
  • [19] XU, S. FANG, X. 2011. Mobile interface design for m-commerce. Handbook of Human Factors in Web Design.
  • [20] ZAFEIRI, K. GAVALAS, D. 2009. Museum Shops: Experiences Gained from Developing Electronic and Mobile Commerce Solutions. International Scientific Electronic Journal, Mytilene, v. 5, p. 63-82.
Como citar:

Napo, Paula Rodrigues; Padovani, Stephania; "Estudo analítico de elementos gráfico-informacionais em m-commerces: tendências e características ", p. 624-646 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_44

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações