setembro 2017 vol. 4 num. 1 - VIII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Estruturação do Show de Física do IFES Campus Cariacica

Pedruzzi, A. B.; Donatti, B. P.; Santos, D. R.; Buffon, L. O.; Oliveira, P. H. S.;

Artigo Completo:

Dados do PAEBES-ES mostram um baixo rendimento do estudante do Ensino Médio do Estado do Espírito Santo na disciplina de física. A inserção no cotidiano de atividades lúdicas pode ser capaz de contribuir para o aumento do interesse dos estudantes pela Ciência Física, através de um espaço informal de cultura e aprendizado, podendo, dessa forma, motivá-los ao aprofundamento dos estudos dos fenômenos físicos abordados. Nesse contexto, este trabalho visa mostrar a real importância que o Show de Física pode ter no ensino de física para alunos de ensino médio e fundamental. Baseando-se em pesquisas já consolidadas de universidades que já possuem o Show de Física e em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que afirma que as Instituições de Ensino Superior têm por finalidade promover a divulgação científica. Neste trabalho apresentamos as diretrizes do Projeto que está sendo desenvolvido no IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) de Cariacica visando estruturar o Grupo do Show de Física do IFES (Campus Cariacica) cujo objetivo será o de promover a Divulgação, a Extensão, o Ensino e Pesquisa em Ensino da Física.

Artigo Completo:

PAEBES-ES data show a low high school student income of Espírito Santo state in physical discipline. The insertion in the daily recreational activities may be able to contribute to the increased interest of students by Physical Science, through an informal space of culture and learning, and can thus motivate them to deepen the studies addressed physical phenomena. In this context, this work aims to show the real importance of the show Physics can have on physical education for students in middle and elementary schools. Based on research already established universities that already have of Show Physics and in documents such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), which states that, higher education institutions are designed to promote scientific dissemination. In this work, we present the design guidelines being developed in IFES Cariacica in order to organize the Show Group of Physics IFES whose goal will be to promote disclosure, Extension, Education and Research in Physics Teaching.

Palavras-chave: Show da Física, Ensino, Divulgação,

Palavras-chave: Show of Physics, Teaching, Disclosure,

DOI: 10.5151/phypro-viii-efa-30

Referências bibliográficas
  • [1] SAAD, F. D. Explorando o emocional do visitante durante um show de Física. In: Crestana, S. (Org.). Educação para a ciência – Curso para treinamento em centros e museus de ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 200 P. 159-16
  • [2] CAMILETTI, Giuseppi; LEONE, Felippe; AMORIN, Bernardo. – Minicurso: Estruturação de um Show de Física. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.
  • [3] TAMIASSO, S.; BASSANI, N.; AMEIXA, G.; GOMES, G.; CAMILETTI,G. Aspectos de uma atividade de divulgação científica que podem contribuir para o trabalho de professores em serviço e para a motivação dos estudantes – Aceito para publicação no XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Maresias, SP, 2012.
  • [4] BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
  • [5] AUSUBEL, D.P. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1981.
  • [6] BASSANI,N; TAMIASSO, S.: AMEIXA, G.; GOMES, T. e CAMILETTI, G. Investigação da contribuição do Show de Física da UFES para o aumento do interesse de um grupo de alunos de ensino médio pela Ciência Física. In: Atas do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, SP, 2012.
  • [7] PAEBES. Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo da SEDU. 2011. Disponível em: . Acesso em: abr. 2012.
Como citar:

Pedruzzi, A. B.; Donatti, B. P.; Santos, D. R.; Buffon, L. O.; Oliveira, P. H. S.; "Estruturação do Show de Física do IFES Campus Cariacica", p. 134-138 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-viii-efa-30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações