Fevereiro 2024 vol. 2 num. 13 - Plural Design Digital

Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estruturação do Projeto Pedagógico de Laboratório para Produção de Conteúdo Audiovisual Instrucional

Structuring of the Laboratory Pedagogical Project for the Production of Instructional Audiovisual Content

Morgenstern, Elenir C. ; Everling, Marli Teresinha ; Goulão, Maria José ; Zamberlan, Helena Morgesntern ; Gretter, Mariana ;

Completo:

O artigo apresenta parte dos resultados do projeto “Desenho de moda barroco brasileiro/catarinense e barroco português: produção de conteúdo virtual didático/instrucional”, conectado ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille) e ao Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património vinculado à Universidade de Coimbra. A produção de conteúdos instrucionais, pretendidos pela aludida pesquisa, foi desdobrada por estudantes pesquisadores vinculados ao "Laboratório de produção audiovisual Portal Arte & Design", produtor de conteúdos referentes à arte e ao design, em uma perspectiva sociocultural, com captura de imagens nos próprios sítios históricos. A prática dos estudantes foi alinhada a partir de oficinas de capacitação, que, posteriormente, em uma etapa analítica e reflexiva originaram as bases da proposta pedagógica. O artigo apresenta a referida proposta e evidencia seu desdobramento prático, sua relação com o projeto no contexto institucional no qual se desenrola.

Completo:

The article presents part of the results of the project “Brazilian/Santa Catarina baroque and Portuguese baroque fashion design: production of didactic/instructional virtual content”, liked to the Graduate Program in Design at the University of Joinville Region (PPGDesign/Univille) and to the Center for Studies in Archaeology, Arts and Heritage Sciences - University of Coimbra. The production of instructional content, intended by the aforementioned research, was deployed by student researchers linked to the "Portal Arte & Design audiovisual production laboratory", producer of content referring to art and design, in a sociocultural perspective, with the capture of images in their own historic sites. The students' practice was aligned from training workshops, which, later, in an analytical and reflective stage, originated the bases of the pedagogical proposal. The article highlights the practical development and its relationship with the project in the institutional context in which it unfolds.

Palavras-chave: produção audiovisual; projeto pedagógico; laboratório para produção de conteúdo audiovisual,

Palavras-chave: audiovisual production; pedagogical project; laboratory for audiovisual content production,

DOI: 10.5151/pluraldesig2023-41

Referências bibliográficas
  • [1] BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, RJ. Bertrand Brasil,201
  • [2] CAPRA F. As conexões ocultas: ciências para uma vida sustentável. 13.ed. Cultrix, São Paulo, 2013.
  • [3] MORGENSTERN, Elenir Carmen; CIPINIUK, Alberto. Arte e Design, fronteiras evanescentes? 2011. Tese (Doutorado) - Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2011.
  • [4] WOLFF, Janet. A Produção Social da Arte. Rio de Janeiro: Ed. ZAHAR, 1982. UNIVILLE. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 / Universidade da Região de Joinville. - Joinville, SC: Editora Univille, 2022. 306 p.: il.
  • [5] MORGENSTERN, E. C., EVERLING, M. T. ZAMBERLAN, H. M., SILVA, L. F., GOULÃO, M. J. Diretrizes para o design de conteúdos digitais de história da arte. In: DATJournal v.7 n.3 2022. Disponível em https://datjournal.emnuvens.com.br/dat/article/download/595/453. Acesso em: 28 jul. 2023.
  • [6] MORGENSTERN, E. C. Canal Arte e Design. Disponível em: https://www.youtube.com/@elenirmorgenstern/videos
  • [7] SCHON, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
  • [8] DELORS, J. Os 4 pilares da Educação. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. MARQUES, Mario Osório. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Editora UNIJUÍ, Ijuí/RS, 1993.
  • [9] MORGENSTERN, Elenir. Arte, experiência e intersubjetividade. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2002.
  • [10] IFTF. Relatório Future work skills 2020. IFTF, 2011 - University of Phoenix. 2011
Como citar:

Morgenstern, Elenir C.; Everling, Marli Teresinha; Goulão, Maria José; Zamberlan, Helena Morgesntern; Gretter, Mariana; "Estruturação do Projeto Pedagógico de Laboratório para Produção de Conteúdo Audiovisual Instrucional", p. 209-224 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/pluraldesig2023-41

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações