Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTRATÉGIAS DE PESQUISA EM DESIGN EDITORIAL E JORNALISMO

Gruszynski, Ana; Damasceno, Patrícia Lopes; Bandeira, Ana da Rosa; Sanseverino, Gabriela;

Artigo Completo:

Aborda-se o design editorial em relação às especificidades do campo jornalístico em uma perspectiva qualitativa. Com base na pesquisa bibliográfica, apresentam-se elementos fundamentais que caracterizam os dois campos, para sistematizar conceitualmente premissas que vêm orientando pesquisas conduzidas pelo grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura & Design (Lead). Propõe-se estratégias metodológicas voltadas à apreensão de elementos que dão conta da forma e de sua articulação e tensionamento com as esferas editorial, institucional e comercial, atravessadas pela dimensão tecnológica. Observa-se que em um cenário de intensivas mudanças, a definição de estratégias de pesquisa exige a revisão contínua dos procedimentos adotados, tendo em vista o constante diálogo entre os objetos empíricos investigados e o quadro conceitual, no esforço de construção de um objeto teórico consistente.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design editorial; jornalismo; jornal; revista,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0009

Referências bibliográficas
  • [1] BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2006.
  • [2] BOLTER, J. D.; GRUSIN, R. Remediation: understanding new media. Cambridge: The MIT Press, 1998.
  • [3] CANAVILHAS, J. (Org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: Livros LabCom, 2014. p. 3-24.
  • [4] CANAVILHAS, J. Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la WWW. Covilhã: Livros Labcom, 2007.
  • [5] CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [6] CARDOSO, R. Uma introdução a história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2004.
  • [7] CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Volume I. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
  • [8] DEUZE, M. What is multimedia journalism?. Journalism Studies (online), Vol. 5, n. 2, p. 139 – 152. 2004.
  • [9] ESTERSON, S. Kit of parts. In: BERRY, J. D. Contemporary newspaper design: shaping the news in the digital age: typography & image on modern newsprint. New York: Mark Batty Publisher, 2004.
  • [10] FIDLER, R. MediaMorphosis: understanding new media. Thousand Oaks (CA): Pine Forge Press, 1997.
  • [11] FREIRE, E. N. A influência do design de notícias na evolução do discurso jornalístico: um estudo de caso do jornal O Estado de S.Paulo. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contempoânea, Salvador, 2007.
  • [12] FREIRE, E. N. O design no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.291-310, dez. 2009.
  • [13] GARCIA, M. R. Contemporary newspaper design. Englewood Fields: Prentice-Hall, 1987.
  • [14] GARRETT, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Berkeley: New Riders, 2011.
  • [15] GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
  • [16] GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008
  • [17] GRUSZYNSKI, A. Design de jornais multiplataforma: delineando níveis de avaliação a partir do estudo de Zero Hora (ZH). [capítulo de livro]. Covilhã: Livros LabCom, 2016. No prelo.
  • [18] GRUSZYNSKI, A.; SANSEVERINO, G. Design editorial, processos de produção e edições multiplataforma: um olhar sobre o jornal Zero Hora. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências Comunicação – INTERCOM. Manaus, AM, set. 2013.
  • [19] GUIMARÃES, L. A cerca do Jornalismo Visual: busca pela delimitação da investigação das imagens no jornalismo. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM. Fortaleza, CE, set. 2012.
  • [20] GUIMARÃES, L. Conceito, fundamentos e as três dimensões do Jornalismo Visual. Revista Comunicação Midiática, v.8, n.3, pp.236-253, set./dez. 2013
  • [21] HERSCOVITZ, H. G. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, C.; BENETTI, M. (Orgs.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 123-142.
  • [22] MORAES, A. Design de notícias. São Paulo: Blücher, 2015.
  • [23] MOUILLAUD, M. Da forma ao sentido. In: MOUILLAUD, M.; PORTO, S. (Org.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora UnB, 2002. p. 29-35.
  • [24] NEVEU, E. Sociologia do jornalismo. São Paulo: Loyola, 2006.
  • [25] PALACIOS, M. Jornalismo Online, Informação e Memória: Apontamentos para debate. Livro de atas – 4º SOPCOM, 2002.
  • [26] PALACIOS, M. (Org.). Ferramentas para Análise de Qualidade em Ciberjornalismo. Vol. I/Modelos. Covilhã: UBI /LabCom, Livros Labcom, 2011.
  • [27] RUIZ, J. Z. Introducción al diseño periodístico . Navarra; EUNSA, 2002.
  • [28] SALAVERRÍA, R. Estructura de la convergencia. In: López, X.; Pereira, X. (org.) Convergencia digital. Reconfiguración de los medios de comunicación en España. Santiago de Compostela: Servicio Editorial de la Universidad de Santiago de Compostela, 2010. p. 27-41.
  • [29] SALAVERRÍA, R. Multimedialidade: Informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: Livros LabCom, 2014. p. 25-52.
  • [30] SALAVERRÍA ALIAGA, R.; AVILÉS, J. A. G.; MASIP, P. M. Concepto de convergencia periodística. In: GARCÍA, X. L.; FARIÑA, X. P. (org.) Convergência Digital: Reconfiguración de los Medios de Comunicación en España. Santiago de Compostela: Universidade, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, 2010. p. 41–64.
  • [31] SOUSA, J. P. Elementos do Jornalismo Impresso. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2005.
  • [32] TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo: a tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. v. 2. Florianópolis: Insular, 2008.
  • [33] TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. v. 1. Florianópolis: Insular, 2005.
  • [34] ZAPATTERRA, Y. Editorial Design. London: Laurence King Publishing, 2007.
  • [35] ZAPPATERRA, Y. Design editorial . São Paulo: Gustavo Gilli, 2014.
Como citar:

Gruszynski, Ana; Damasceno, Patrícia Lopes; Bandeira, Ana da Rosa; Sanseverino, Gabriela; "ESTRATÉGIAS DE PESQUISA EM DESIGN EDITORIAL E JORNALISMO", p. 104-115 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0009

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações