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ESTRATÉGIAS APRISIONAMENTO DE GASES RESIDUAIS PARA MOTORES DE IGNIÇÃO POR CENTELHA COM ETANOL DE ALTA EFICIÊNCIA

Lanzanova, Thompson D. M. ; Mazer, Maria F. P. ; Hatschbach, Leonardo ; Zhao, Hua ;

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Os biocombustíveis vêm sendo explorados na tentativa de reduzir as emissões de gases do efeito estufa e o consumo de combustíveis fósseis. Por esses mesmos propósitos, as recentes diretrizes legais sobre o controle de emissões demandam maiores eficiências para motores de ignição por centelha (SI) operando em carga parcial. Nesse contexto, este estudo investigou a utilização de estratégias não convencionais de tempos de válvula em um motor de testes monocilíndrico de 0,35 L e quatro válvulas operando com etanol anidro. Esse era equipado com um sistema de atuação de válvulas independente que permitia variabilidade total de momentos de abertura e fechamento de válvulas. Os processos negative valve overlap (NVO) e exhaust rebreathing (ER) foram avaliados como estratégias de aprisionamento de gases residuais. O fechamento precoce das válvulas de admissão (early intake valve closure, EIVC) foi empregado como método de controle de carga. A combustão SI convencional, com controle de carga através de restrição por borboleta na admissão (throtle spark ignition, tSI), foi testada para fins de comparação. Várias cargas parciais foram avaliadas em rotação fixa de 1500 rpm. O aumento de eficiência indicada pôde ser alcançado ao aplicar as estratégias de NVO e ER.

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DOI: 10.5151/simea2018-PAP87

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Como citar:

Lanzanova, Thompson D. M.; Mazer, Maria F. P.; Hatschbach, Leonardo; Zhao, Hua; "ESTRATÉGIAS APRISIONAMENTO DE GASES RESIDUAIS PARA MOTORES DE IGNIÇÃO POR CENTELHA COM ETANOL DE ALTA EFICIÊNCIA", p. 661-673 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP87

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