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Estratégia de múltiplas injeções para motor de injeção indireta com etanol

Multiple injection strategy for ethanol port fuel injection engine

FRANCO, Rafael Lara ; BRUNOCILLA, Marcello Francisco ; LOPES, Gustavo Santos ; ARENS, Walter ; MAIA, Victor Cardoso ; OLIVEIRA JR. Fernando de, ; LOPES, Marcus Vinícius Oliveira ;

Trabalho completo:

Combustíveis renováveis, como o etanol, são alavancas fundamentais para a descarbonização no setor da mobilidade, principalmente, porque atuam diretamente na frota circulante. Por outro lado, a emissão de gases poluentes ainda é um tópico essencial para garantir uma longa vida para os motores de combustão interna. No Brasil a legislação Proconve L8, que começara em 2025 com atualizações bianuais, tem limites bem restritivos, especialmente para condições de partida a frio. Como os motores de injeção indireta ainda terão uma porcentagem relevante no nosso mercado no segmento de veículos de entrada nos próximos anos, novas tecnologias são mandatórias para suportar o futuro relevante dessas plataformas de motores, principalmente quando abastecidos com etanol. Esse trabalho apresenta a avaliação de um novo recurso da Central de Controle do Motor (ECU) que se encaixa nesse cenário: Estratégia de Múltiplas Injeções (MIS).  Esse recurso proporciona a divisão da injeção em diversos pulsos em um ciclo. Através da divisão da injeção em várias partes, a injeção pode ser otimizada. Com isso, podemos reduzir emissões e reduzir a contaminação de óleo. Esse novo recurso foi integrado pela primeira vez em uma plataforma Flex Fuel durante esse estudo.

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Renewable fuels, such as ethanol, are a fundamental lever for decarbonization in the mobility sector, mainly because they act directly on the circulating fleet (drop-in fuels). On the other hand, local emissions of pollutants are still an important topic for the long life of internal combustion engines (ICE). The development of powertrain systems can withstand this challenge, even more so when countries and regions are adopting Real Drive Emission (RDE) targets. In Brazil the PROCONVE L8 legislation, starting in 2025 with biannual updates, has very strict targets, especially for cold conditions under RDE. As the PFI engine still has a relevant share in entry-level vehicles in the coming years, new technologies are mandatory to support the future relevance of the PFI engine, mainly with ethanol. This work presents the evaluation of a new feature for the Engine Control Unit (ECU) that fits in this scenario: the Multi-Injection Strategy (MIS). This feature focuses on splitting fuel injection within the same engine cycle. Through the distribution of sprays in multiple parts, the injection can be optimized. It makes possible to reduce emissions and the oil dilution at the same time. This novelty was integrated into a PFI Flex Fuel software for the first time during this study.

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP39

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Como citar:

FRANCO, Rafael Lara; BRUNOCILLA, Marcello Francisco; LOPES, Gustavo Santos; ARENS, Walter; MAIA, Victor Cardoso; OLIVEIRA JR. Fernando de, ; LOPES, Marcus Vinícius Oliveira; "Estratégia de múltiplas injeções para motor de injeção indireta com etanol", p. 264-269 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP39

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