Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTIMAÇÃO DAS FRAÇÕES DE DESVIO E ZONAS MORTAS A PARTIR DAS CURVAS DE DISTRIBUIÇÃO DE TEMPOS DE RESIDÊNCIA EM REATOR CONTÍNUO DO TIPO TANQUE AGITADO (CSTR)

BOTINHA, B. R. ; de MIRANDA, H. V. ; VIEIRA, F. T. ;

Artigo Completo:

O presente trabalho apresenta a metodologia para a estimação da fração de desvio e zonas mortas a partir das curvas de distribuição de tempos de residência (DTR) em um reator CSTR, construídas a partir de dados experimentais, obtidos pela técnica estímulo-resposta de injeção do traçador. Utilizou-se um reator em escala de bancada e o fluxo contínuo de fluido foi mantido por bombas peristálticas. Avaliou-se a influência da velocidade de rotação e o efeito da presença de chicanas nas paredes internas do reator. A concentração de traçador foi determinada pela técnica colorimétrica, utilizando um espectrofotômetro. Obtiveram-se as curvas de distribuição de tempos de residência, de distribuição cumulativa e o tempo médio de residência. Com os dados experimentais, estimaram-se as frações de zonas mortas e caminhos preferenciais no interior do reator, utilizando o software Matlab. Observou-se um bom ajuste, com as curvas de DTR e distribuição cumulativa próximas das curvas teóricas para o reator ideal, podendo concluir que nas condições analisadas, o reator estudado atua próximo do comportamento ideal.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-017-31720-262996

Referências bibliográficas
  • [1] FOGLER, H. S. Elementos de engenharia das reações químicas. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
  • [2] LEVENSPIEL, O. Engenharia das reações químicas. 3. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2000.
Como citar:

BOTINHA, B. R.; de MIRANDA, H. V.; VIEIRA, F. T.; "ESTIMAÇÃO DAS FRAÇÕES DE DESVIO E ZONAS MORTAS A PARTIR DAS CURVAS DE DISTRIBUIÇÃO DE TEMPOS DE RESIDÊNCIA EM REATOR CONTÍNUO DO TIPO TANQUE AGITADO (CSTR)", p. 1452-1457 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-017-31720-262996

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações