Julho 2016 vol. 2 num. 7 - 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Espondilite anquilosante – um guia prático de achados de imagem para o clínico

GELAIN, Marina Smiderle; GELAIN, Marco Antônio Smiderle;

Artigo:

Introdução: A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que acomete preferencialmente a coluna vertebral, podendo evoluir com rigidez e limitação funcional progressiva do esqueleto axial. Geralmente se inicia no adulto jovem do sexo masculino e em indivíduos HLA-B27 positivos. A literatura médica é ainda escassa no que tange às manifestações da EA nos exames de imagem. Tais achados imaginológicos são fundamentais para um diagnóstico precoce e acertado, sendo que sua identificação pelo médico clínico contribui para um melhor entendimento da fisiopatologia da doença, impactando em seu sucesso terapêutico. Métodos: Revisão bibliográfica baseada na literatura especializada, realizada entre sete e 14 de fevereiro de 2016, através da consulta a artigos científicos selecionados no banco de dados do Scielo e da Bireme, a partir das fontes Medline e Lilacs, em língua inglesa e portuguesa. As palavras-chave utilizadas foram ankylosing spondylitis, x Ray, CT, RM, imaging. Os critérios de inclusão foram a abordagem das manifestações por imagem da EA. Foram excluídos estudos que relatavam alterações não imaginológicas da doença. Assim, quatro artigos foram selecionados dentre 132 estudos. Resultados: A radiografia e a tomografia computadorizada (TC) avaliam de forma mais eficiente as alterações estruturais crônicas, de modo que a doença ativa é demonstrada apenas pela ressonância magnética. O marco fundamental da EA é a entesopatia - sítio de inserção óssea de tendões, fáscias, cápsulas e ligamentos A inflamação dessas estruturas é seguida por osteíte reacional (edema ósseo) e erosão associada a um processo de reparação tecidual durante o qual pode haver neoformação óssea com anquilose. As articulações sacroilíacas, que são as mais acometidas, mostram esclerose subcondral precoce e simétrica, sobretudo em seu terço inferior e anterior e a coluna lombar e torácica apresenta acometimento ascendente. A espondilite de Romanus representa a erosão da face anterior dos cantos vertebrais. A perda da concavidade anterior fisiológica dos corpos vertebrais é denominada vértebra quadrada. A ossificação do ligamento longitudinal da coluna vertebral confere o aspecto típico de coluna em bambu. Conclusão: É importante que o médico clínico esteja familiarizado com os achados por imagem da EA. Tal estudo contribui para um melhor prognóstico funcional e qualidade de vida dos indivíduos acometidos.

Artigo:

Palavras-chave: ankylosing spondylitis; x Ray; CT; RM; imaging.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-xiiicgcm-1458524219

Referências bibliográficas
  • [1] BOONEN A, CRUYSSEN BV, DE VLAM K, et al. Spinal radiographic changes in ankylosing spondylitis: association with clinical characteristics and functional outcome. J Rheumatol 2009;36:1249-55.
  • [2] ATAGUNDUZ P, AYDIN SZ, BAHADIR C, ERER B, DIRESKENELI H. Determinants of early radiographic progression in ankylosing spondylitis. J Rheumatol 2010; 37: 2356–61.
  • [3] BRAUN J, SIEPER J. Ankylosing spondylitis. Lancet 2007; 369: 1379–90.
  • [4] ZHAO, Jinzhu, ZHENG, Wei, ZHANG, Chao, LI, Jia, LIU, Denghui, XU, Weidong. Radiographic Hip Involvement in Ankylosing Spondylitis: Factors Associated with Severe Hip Diseases. J Rheumatol 2015;42;106-110
Como citar:

GELAIN, Marina Smiderle; GELAIN, Marco Antônio Smiderle; "Espondilite anquilosante – um guia prático de achados de imagem para o clínico", p. 2-8 . In: In Anais do 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica [=Blucher Medical Proceedings, n.7, v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-xiiicgcm-1458524219

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações