Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Espiritualidade e promoção do bem-estar nos cuidados paliativos

Espiritualidade e promoção do bem-estar nos cuidados paliativos

Seixas , Carolina Magalhães ; Oliveira , Caroline Beatriz Santos ; Matsuoka, Natália Fujioka ; Alcântara, Vítor Silva ; Primeiro , André Leal Godinho Neto ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: O cuidado com o paciente terminal requer atenção integral sobresuas necessidades. Nesse sentido, o cuidado paliativo deve atender o pacienteem sua dimensão biopsicossocial, inclusive espiritualmente. Acolher aespiritualidade do paciente pode ajudá-lo a enfrentar o processo de finitudecom qualidade de vida.OBJETIVOS: Analisar a literatura recente a  respeito do valor daespiritualidade na assistência a pacientes sob cuidados paliativos.MÉTODOS: Foi realizada uma revisão bibliográfica dos últimos oito anos nasbases de dados LILACS, MEDLINE/PubMed e SciELO; utilizando as palavras-chave“espiritualidade” e “cuidados paliativos”.RESULTADOS: A espiritualidade é um conceito multidimensional que buscacompreender os significados para a vida e a transcendência. Em pacientes sobcuidados paliativos a espiritualidade pode alimentar a esperança de continuara viver com dignidade, mesmo lidando com a ideia de finitude da vida. Assim, aespiritualidade pode ser vista como uma forma de enfrentamento por promoverconforto e alívio diante do sofrimento físico e psíquico imposto pela doença,contribuindo para a aceitação da finitude e ajudando a dar sentido a estaexperiência. Nos artigos analisados, observou-se a correlação daespiritualidade com a diminuição da percepção dolorosa, pela melhoria daautoestima e da confiança do paciente: há maior eficiência e interatividade dolobo frontal cerebral e do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal, o que interferenas respostas à dor e ao estresse. As pesquisas também evidenciaram queexiste, por parte dos profissionais, desconforto ao abordar a temáticaespiritual; medo de impor pontos de vista religiosos e a percepção de que issonão faz parte do seu trabalho. A resistência dos profissionais em abordar essatemática funciona como uma barreira que pode ser ultrapassada conforme oprofissional se aprofunde no tema.CONCLUSÕES: O aspecto espiritual é um componente importante no cuidado dospacientes terminais por proporcionar melhoria no bem-estar, alívio da dor e aressignificação do processo de finitude."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2019-28

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Seixas , Carolina Magalhães ; Oliveira , Caroline Beatriz Santos ; Matsuoka, Natália Fujioka; Alcântara, Vítor Silva ; Primeiro , André Leal Godinho Neto; "Espiritualidade e promoção do bem-estar nos cuidados paliativos", p. 380-407 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações