Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE COM FOCO NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE COM FOCO NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Araujo, Genilda Oliveira de ; Vergara, Lizandra Garcia Lupi ;

Artigo completo:

Os recentes avanços da computação têm sido usados como base para melhoria de processos e oferta de valor diferenciada. Nesse sentido, conceber um produto de software vai além de propor funções e interfaces. Envolve o tratamento de práticas suportadas por computador. Neste âmbito, este artigo apresenta uma abordagem para especificação de produtos de software com base na relação na relação entre atividade e funções. Tal abordagem contempla as dimensões afetiva, racional e sensório-motora do uso do produto, permitindo o tratamento holístico da UX. Sua construção foi baseada nas teorias da atividade e de affordances. Sua principal contribuição é a definição de uma estratégia progressiva para descrição da solução, que inclui desde a visão estratégica das necessidades a serem atendidas, chegando até a materialização do produto em termos de sua interface.

Artigo completo:

Os recentes avanços da computação têm sido usados como base para melhoria de processos e oferta de valor diferenciada. Nesse sentido, conceber um produto de software vai além de propor funções e interfaces. Envolve o tratamento de práticas suportadas por computador. Neste âmbito, este artigo apresenta uma abordagem para especificação de produtos de software com base na relação na relação entre atividade e funções. Tal abordagem contempla as dimensões afetiva, racional e sensório-motora do uso do produto, permitindo o tratamento holístico da UX. Sua construção foi baseada nas teorias da atividade e de affordances. Sua principal contribuição é a definição de uma estratégia progressiva para descrição da solução, que inclui desde a visão estratégica das necessidades a serem atendidas, chegando até a materialização do produto em termos de sua interface.

Palavras-chave: metodologia de projeto do produto, experiência do usuário, affordances, teoria da atividade.,

Palavras-chave: metodologia de projeto do produto, experiência do usuário, affordances, teoria da atividade.,

DOI: 10.5151/viisimep-315744

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Como citar:

Araujo, Genilda Oliveira de; Vergara, Lizandra Garcia Lupi; "ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE COM FOCO NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO", p. 2151-2162 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315744

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