Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Escrita à mão no Ensino Superior: analisando anotações de alunos de design gráfico do IFPB Cabedelo

Handwriting in graduation: analyzing notes by students from IFPB Cabedelo

Ribeiro, Wingrid Dunes ; Cadena, Renata Amorim ;

Short Paper:

"Este trabalho teve como objetivo investigar a prática da escrita à mão dos alunos do curso de designgráfico do IFPB campus Cabedelo. A pesquisa resultou em um projeto de iniciação científica, em 2019, ese desenvolveu na monografia do Curso de Design gráfico apresentado em 2010. A metodologia aplicadateve como base os estudos de Sue Walker (2001) e o modelo desenvolvido por Cadena (2018) paraanálise de artefatos educacionais similares. O tema é de grande relevância, dado o contexto atual emque, conforme comprovaram nossas investigações, a prática da escrita à mão se torna cada vez menospresente diante de outras opções tecnológicas, e até então poucos estudos têm sido feitos sob o viés dalinguagem gráfica da escrita à mão. Os resultados obtidos reafirmam tal tendência e evidenciamparticularidades que distinguem as anotações dos alunos recém ingressos ao curso das dos concluintes."

Short Paper:

"This paper presents the results of a research on handwriting practice among Graphic design students inIFPB campus Cabedelo.This research is the continuation of a scientific initiation project that the authortook part in 2019, and then was developed into her monography, presented in 2020. The methodology wasbased on Sue Walker’s studies (2001), as well as the framework created by Cadena (2018) in herresearch involving similar educational artifacts. This subject is highly relevant, given the current context ofhandwriting becoming less and less used in face of other technological alternatives, as we could verifyduring the development of this work. At the same time, there are not many known studies being publishedapproaching the graphic language of handwritten notes. The results confirm such tendency, and presentparticularities that distinguish notes produced by fresher from the ones made by veteran students."

Palavras-chave: design da informação, anotações, escrita à mão, design na educação,

Palavras-chave: information design, note taking, handwriting, design in education,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-139-355726-CONGIC-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "BRASIL, Ministério da Educação. (2013). Projeto Pedagógico: Curso Superior de Tecnologia
  • [2] em Design Gráfico. https://estudante.ifpb.edu.br/cursos/23.
  • [3] CADENA, R. (2018). Sharing textual graphic tools: Early lessons in graphic language through
  • [4] practices of handwriting organisation by teachers and pupils in schools in Recife. [Tese não
  • [5] publicada]. PPGDesign. UFPE, Brasil.
  • [6] W. M. D. Ribeiro & R. A. Cadena | Escrita à mão no Ensino Superior 1759
  • [7] FETTER, S.; LIMA, E.; CATTANI, A. (2017). Letra escolar brasileira: História e formação. In:
  • [8] M. Bernardes e J. Linden, (Orgs.). Design em Pesquisa – Vol. I. Porto Alegre: Marcavisual,
  • [9] 393-415.
  • [10] WALKER, Sue. (2001).Typography and language in everyday life: Prescriptions and Practices.
  • [11] Singapore: Pearson Education,.
  • [12] WILLIAMS, Robin. (1995). Design para quem não é designer: Noções básicas de Planejamento
  • [13] Visual. São Paulo: Callis."
Como citar:

Ribeiro, Wingrid Dunes; Cadena, Renata Amorim ; "Escrita à mão no Ensino Superior: analisando anotações de alunos de design gráfico do IFPB Cabedelo", p. 1753-1764 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-139-355726-CONGIC-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações