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ESCOLAS DE FORMAÇÃO NAS ARTES DO CINEMA: UM ESTUDO SOBRE O POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA/SP

GOMES, Cleber Fernando;

Resumo:

A pesquisa faz uma análise sobre a existência de duas escolas de formação nas artes do cinema, localizadas dentro do Polo Cinematográfico da cidade de Paulínia, no interior do Estado de São Paulo. O objetivo principal foi levantar dados sobre as atividades dessas escolas, assim como, analisar posteriormente a relevância da formação em cursos e oficinas voltados para o campo do cinema brasileiro. O Polo Cinematográfico de Paulínia/SP, foi inaugurado no ano de 2008, idealizado pela Secretaria de Cultura do Município, sendo responsável, desde então, pela produção de diversos filmes brasileiros que, conseguiram atingir projeções nacionais e internacionais. Dessa forma, salientamos a importância de pesquisar, analisar e compreender as ações dessas duas escolas de artes em cinema, direcionadas para a formação de crianças, adolescentes e adultos, uma vez que esse fenômeno poderá contribuir para fortalecer o campo cultural cinematográfico no Brasil, e oferecer aos envolvidos, uma nova oportunidade de atuação profissional e de conhecimentos significativos que vão agregar novos valores para o desenvolvimento pessoal e educacional. A escola, Paulínia Magia do Cinema, subordinada à Secretaria de Cultura, tem como objetivo a formação e qualificação da mão de obra especializada no campo cultural cinematográfico brasileiro, formando profissionais em diversas áreas do cinema, desde a pré-produção, a produção e, pós-produção em audiovisual. E a escola, Paulínia Stop Motion, subordinada à Secretaria de Educação, tem como objetivos, estimular a nova geração para o conhecimento e a prática da arte direcionada a indústria cinematográfica, através de um projeto em parceria com a multinacional dinamarquesa LEGO. Nesse caso, podemos considerar com base em uma pesquisa de campo e bibliográfica que, as duas escolas, quando em pleno funcionamento, tem a capacidade de oferecer a sociedade, ações educativas essenciais para o desenvolvimento das habilidades e competências de futuros cidadãos conscientes e produtivos, seja em âmbito profissional ou social.

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DOI: 10.5151/socsci-secunifesp2015-0017

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Como citar:

GOMES, Cleber Fernando; "ESCOLAS DE FORMAÇÃO NAS ARTES DO CINEMA: UM ESTUDO SOBRE O POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA/SP", p. 113-119 . In: Anais do VIII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - Educação com o Recorte de Combate às Opressões [=Blucher Social Science Proceedings, v.2, n.1].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/socsci-secunifesp2015-0017

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