Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ESCOLA X CULTURA: PROPOSTA DE ESCOLA PARQUE COMO UM ESTUDO DE CASO

SCHOOL X CULTURE: PARK SCHOOL PROPOSAL AS A CASE STUDY

Rezende, Larissa de ; Martins, Marcele Salles ;

Artigo Completo:

O baixo desempenho escolar da educação pública, a precariedade de espaço físico, somado a inexistência de espaços públicos qualificados, culminou na proposta de um projeto arquitetônico escolar voltado para atividades extracurriculares envolvendo a ludicidade, inclusão e capacidade cultural, com o intuito de atender crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos.

Artigo Completo:

The low school performance of public education, the precariousness of physical space, added to the lack of qualified public spaces, culminated in the proposal of a school architectural project aimed at extracurricular activities involving playfulness, inclusion and cultural capacity, in order to serve children and adolescents between 6 and 15 years of age.

Palavras-chave: Arquitetura escolar, educação inclusiva, escola parque,

Palavras-chave: School architecture, inclusive education, park school,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0145

Referências bibliográficas
  • [1] BASTOS, Maria Alice Junqueira. A Escola-Parque: ou o sonho de uma educação completa (em edifícios modernos). AU. Arquitetura e Urbanismo, v. 178, p. 42-45, 2009. Disponível em: . Acesso em 27 de março de 2016.
  • [2] CAVALIERE, Ana Maria. Anísio Teixeira e a Educação Integral. Paidéia (Ribeirão Preto).2010. Disponível em: . Acesso em 27 de março de 2016.
  • [3] CORDEIRO, Célia Maria Ferreira. Anísio Teixeira, Uma “visão” do futuro. Estud. Av., São Paulo, v. 15, n. 42, p. 241-258, 2001. Disponível em: . Acesso em 27 de março de 2016.
  • [4] KOWALTOWSKI, D. C. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
  • [5] REDAÇÃO ÉPOCA. O Ensino Público no Brasil: Ruim, Desigual, Estagnado. 201 Disponível em:
  • [6] publico-no-brasilb-ruim-desigual-eestagnado.html>. Acesso em: 27 de março de 201
  • [7] REIS, Antonio T. Repertório, análise e síntese: uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre, Ed. Da UFRGS, 2002.
  • [8] YIN, R. K.Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Como citar:

Rezende, Larissa de; Martins, Marcele Salles; "ESCOLA X CULTURA: PROPOSTA DE ESCOLA PARQUE COMO UM ESTUDO DE CASO", p. 1466-1472 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0145

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações