Artigo - Open Access.

Idioma principal

ERRO DE INTERPRETAÇÃO SOBRE QUEIXAS ALIMENTARES ASSOCIADO A IDADES PRECOCES DE MANIFESTAÇÃO DA QUEIXA - ESTUDO EM CENTRO DE REFERÊNCIA PARA DIFICULDADES ALIMENTARES

ERRO DE INTERPRETAÇÃO SOBRE QUEIXAS ALIMENTARES ASSOCIADO A IDADES PRECOCES DE MANIFESTAÇÃO DA QUEIXA - ESTUDO EM CENTRO DE REFERÊNCIA PARA DIFICULDADES ALIMENTARES

Carvalho, Maria Júlia Russo de ; Maximino, Priscila ; Ricci, Raquel ; Machado, Rachel HV ; Ramos, Cláudia de Cássia ; Fisberg, Mauro ;

Artigo:

Justificativa

A queixa de dificuldade alimentar (DA) é altamente prevalente narotina pediátrica, sendo normalmente classificada em apetite limitado,seletividade ou fobia alimentar. Entretanto, algumas queixas podem serconsideradas como interpretação equivocada (IE) por parte dos pais, e a condutainapropriada dos cuidadores pode gerar consequências deletérias nocomportamento alimentar da criança.

 

Objetivo(s)

Comparar as características parentais de crianças diagnosticadascom interpretação equivocada em relação a outros tipos de DA.

 

Método(s)

Estudo transversal realizado com 159 pares de crianças e seuspais, de ambos os sexos, sendo 23 delas diagnosticadas como 'interpretaçãoequivocada' e 136 como outros tipos de DA. Coletou-se através de prontuário asvariáveis IMC dos pais (peso e altura auto- relatados), idade e sexo dacriança, antecedente de prematuridade; idade dos pais; paridade da mãe; estiloparental classificado segundo cuidado responsivo e não responsivo; antecedentede doença psiquiátrica e histórico de DA em algum dos pais.

Utilizou-se o teste de regressão logística e teste T-Student, comníveis de significância menor que 5% e IC95%, com poder amostral de 94%. Apesquisa foi aprovada por comitê de ética, sob-registro CAAE32939314.0.0000.5567.

 

Resultado(s)

O diagnóstico de IE foi identificado em 14,5% dos casosanalisados. A média de idade das crianças foi de 44,3 meses ± 31, sendo amaioria do sexo masculino (66,7%). Foi identificado excesso de peso em pelomenos um dos pais em 76,6% dos casos. Houve associação entre a idade dascrianças e o diagnóstico de IE, sendo que as crianças com IE apresentaram menormédia de idade (dif17, 8meses, IC95%4.2,31. 4;p=0,01). Não houve associaçãoentre o tipo de DA e as demais variáveis (p>0,05).

 

Conclusão (ões)

Dentreas características avaliadas, a idade foi a única variável associada aodiagnóstico de IE dos pais. Isso reforça a importância da educação precoce nasconsultas de rotina com o profissional de saúde.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-12

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Carvalho, Maria Júlia Russo de ; Maximino, Priscila ; Ricci, Raquel ; Machado, Rachel HV ; Ramos, Cláudia de Cássia ; Fisberg, Mauro ; "ERRO DE INTERPRETAÇÃO SOBRE QUEIXAS ALIMENTARES ASSOCIADO A IDADES PRECOCES DE MANIFESTAÇÃO DA QUEIXA - ESTUDO EM CENTRO DE REFERÊNCIA PARA DIFICULDADES ALIMENTARES", p. 23-24 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-12

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações