Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ERGONOMIA E USABILIDADE EM INTERFACES DIGITAIS DE ENTRETENIMENTO

ERGONOMICS AND USABILITY IN ENTERTEINMENT DIGITAL INTERFACES

Vilhena, Lígia Renault de ; Lopes, Carolina Águida ; Rocha, Laura Mattos Cardoso ; Lima, Maria Clara Marinho de ; Castro, Iara Sousa ;

Artigo Completo:

Apesar do crescimento da Internet como fonte de entretenimento, grande parte das plataformas digitais são de difícil navegação e pouco inclusivas. Isso demonstra uma falta de conhecimento de ergonomia visual por parte de designers e programadores, o que causa insatisfação aos usuários. Este artigo tem como objetivo analisar e identificar esses problemas, assim como propor como solucioná-los

Artigo Completo:

Despite the growth of the Internet as a source of entertainment many digital platforms are difficult to navigate and not very inclusive. This demonstrates a lack of knowledge of visual ergonomics in designers and programmers, which causes dissatisfaction among the users. The objective of this article is to analyze and identify those problems as well as to propose how to solve them.

Palavras-chave: Banco de Séries, Usabilidade, Interface Digital,

Palavras-chave: Banco de Séries, Usability, Digital Interface,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0219

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAHÃO, Júlia.; SZNELWAR, L.; SILVINO, A; SARMET, M.; PINHO, D. Introdução à ergonomia: da prática à teoria. São Paulo: Blucher, 2009. 240p.
  • [2] ABRAHHÃO, J; MONTEDO, U.; MASCIA, F.; FLEURY, A.; SANTOS, H. Ergonomia e usabilidade: em ambiente virtual de aprendizagem. São Paulo: Blucher, 201 101p.
  • [3] BANCO DE SÉRIES. Disponível em: . Acessoem: 21/11/2016.
  • [4] CISCO VISUAL NETWORKING INDEX. White Paper: Cisco VNI Forecast andMethodology, 2015-2020.2016.Disponível em: . Acesso em: 14/03/2017.
  • [5] GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 3ªed., São Paulo: Cia Editora Nacional, 1969.
  • [6] IIDA, Itiro. BUARQUE, Lia. Ergonomia: projeto e produção. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 201 850p.
  • [7] MONK, Andrew; WRIGHT, Peter; HABER, Jeanne; DAVENPORT, Lora. Improving your human-computer interface: a practical technique. New York: Prentice Hall, 1993.
  • [8] MORAES, Anamaria; MONT’ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: 2AB, 2000. 136p.
  • [9] SHNEIDERMAN, B., PLAISANT, C., COHEN, M., JACOBS, S., and Elmqvist, N. Designing the user interface: Strategies for effective humancomputer interaction. 6ªed., Pearson, 2016.
  • [10] TOMAÉL, M., ALCARÁ, A.; CHIARA, I. Das redes sociais à inovação. Disponível em: . Acesso em: 08/03/2017.
  • [11] YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4ªed., Porto Alegre: Bookman, 2010.
Como citar:

Vilhena, Lígia Renault de; Lopes, Carolina Águida; Rocha, Laura Mattos Cardoso; Lima, Maria Clara Marinho de; Castro, Iara Sousa; "ERGONOMIA E USABILIDADE EM INTERFACES DIGITAIS DE ENTRETENIMENTO", p. 2097-2107 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0219

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações