Blucher Education Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-695X
Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais
Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais
Filho, Vilson Martins; Fialho, Francisco Antonio Pereira
Artigo:
Que tipo de contribuição a visão de Gestão de Conhecimento e Service Dominant Logic traz para a integração de valor na adoção de tecnologias educacionais? A partir desta temática, o presente artigo revisa conceitos de sociedade do conhecimento e educação digital e apresenta três relatórios internacionais (UNESCO, EDUCASE e NESTA) que apresentam recomendações para adoção de tecnologias educacionais e as discute sob a perspectiva de pessoas, processos e tecnologias, visão da Gestão do Conhecimento. A partir desta visão, o presente estudo traz uma análise inicial sobre os tipos de inovação, visão de valor e premissas fundamentais oriundas da visão de Service Dominant Logic no relatório UNESCO e traz considerações sobre as contribuições desta abordagem multidisciplinar.
Que tipo de contribuição a visão de Gestão de Conhecimento e Service Dominant Logic traz para a integração de valor na adoção de tecnologias educacionais? A partir desta temática, o presente artigo revisa conceitos de sociedade do conhecimento e educação digital e apresenta três relatórios internacionais (UNESCO, EDUCASE e NESTA) que apresentam recomendações para adoção de tecnologias educacionais e as discute sob a perspectiva de pessoas, processos e tecnologias, visão da Gestão do Conhecimento. A partir desta visão, o presente estudo traz uma análise inicial sobre os tipos de inovação, visão de valor e premissas fundamentais oriundas da visão de Service Dominant Logic no relatório UNESCO e traz considerações sobre as contribuições desta abordagem multidisciplinar.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/eduforadacaixa-24
Referências bibliográficas
- [1] CROSS, N. Designerly ways of knowing: design discipline versus design science.
- [2] Springer, 2001.
- [3] DOSI, G. Technological paradigms and technological trajectories. Research Policy 147-162, 1982.
- [4] JOHNSON, L. et al. EDUCASE Horizon Report: 2014 Higher Education. EDUCASE, 2014.
- [5] LUCKIN, R. et al. Decoding learning: The proof, promise and potential of digital education. NESTA, 2012.
- [6] SCHUMPETER, J. The Theory of Economic Development. Harvard University Press, Cambridge. Massachusetts, 1934.
- [7] UNESCO. Tecnologias para transformação da educação: Experiências bem sucedidas e expectativas. Brasil: UNESCO, 2014.
Como citar:
Filho, Vilson Martins; Fialho, Francisco Antonio Pereira; "Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais", p-276-280.
In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/eduforadacaixa-24
últimos 30 dias
87
downloads
1
visualizações
1
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais JO - Blucher Education Proceedings VL - 3 IS - 1 SP - 276 EP - 280 PY - 2020 T2 - Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa AU - , SN - 2318695X DO - http://dx.doi.org/10.5151/eduforadacaixa-24 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ergonomia-e-usabilidade-aplicadas-no-desenvolvimento-de-website-inclusivo-em-uma-escola-pblica-de-florianpolis-sc-34659 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Filho20144,
title="Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais",
journal="Blucher Education Proceedings",
volume="3",
number="1",
pages="276 - 280",
year="2020",
note="",
issn="2318695X",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/eduforadacaixa-24",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ergonomia-e-usabilidade-aplicadas-no-desenvolvimento-de-website-inclusivo-em-uma-escola-pblica-de-florianpolis-sc-34659",
author="Vilson Martins Filho", "Francisco Antonio Pereira Fialho",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Vilson Martins Filho, Francisco Antonio Pereira Fialho, Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais, Blucher Education Proceedings, Volume 3, 2020, Pages 276-280, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/eduforadacaixa-24 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ergonomia-e-usabilidade-aplicadas-no-desenvolvimento-de-website-inclusivo-em-uma-escola-pblica-de-florianpolis-sc-34659) Palavras-chave:: ;