Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Ergonomia e Design da Informação em ambientes virtuais de aprendizagem e seus impactos na prática docente do ensino superior: estudos na interface da Turma Virtual do SIGAA

Grilo, André ; Marques, Thiago ; Fernandes, Laura ; Gentile , Gabriela ;

Artigo completo:

Este trabalho investigou aspectos de ergonomia cognitiva no design de informação deinterfaces gráficas, enfatizando a atividade de docentes do ensino superior. Apesquisa utilizou como objeto a Turma Virtual, módulo AVA disponibilizado peloSistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), desenvolvido emantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participaramdo estudo docentes oriundos de diversas unidades acadêmicas da Instituição,propiciando diferentes relatos de experiência e perspectivas quanto ao uso daferramenta em seu cotidiano de ensino e gestão das disciplinas. A partir dosdados coletados, foram identificados os principais problemas informacionais emfuncionalidades específicas da Turma Virtual, e elaborada uma proposta de redesign da interface, a partir deprincípios ergonômicos de design da informação e dos relatos dos usuários. Umademonstração do protótipo foi avaliada por um grupo heterogêneo de docentes pormeio de questionários. Os resultados apontaram níveis positivos de satisfaçãodos usuários com a proposta apresentada, registrando sugestões de novosmelhoramentos e evoluções na interface, bem como o interesse dos docentesparticipantes em utilizarem a nova interface em suas atividades acadêmicas.

Artigo completo:

Palavras-chave: Ensino Superior, Tecnologias na Educação, Ergonomia Cognitiva, Design da Informação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-087

Referências bibliográficas
  • [1] Agência de Comunicação da UFRN – AGECOM. Sinfo lança aplicativo Sigaa Mobile para sistema operacional iOS. In: Boletim Diário da UFRN, Natal-RN, terça-feira, 08 de março, nº 43, Ano XV, 2016. Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO. O que é Ergonomia. 2008. Disponível em: . Acesso em 26 set 2016. BERTIN, J. Sémiologie Graphique: Les diagrammes, les réseaux, les cartes. Paris: Gauthier-Villars, 1967.
Como citar:

Grilo, André; Marques, Thiago; Fernandes, Laura; Gentile , Gabriela; "Ergonomia e Design da Informação em ambientes virtuais de aprendizagem e seus impactos na prática docente do ensino superior: estudos na interface da Turma Virtual do SIGAA", p. 923-938 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-087

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações