Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ergonomia do vestuário para idosas entre 60 a 75 anos

Ergonomic of clothing- for 60- to 75-year-old women

VIANNA, CLAUDIA ; QUARESMA, MANUELA ;

Artigo:

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000 a população idosa com mais de 60 anos era de 14,5 milhões de pessoas, um aumento de 35,5% ante os 10,7 milhões em 1991. As revisões feitas pelo IBGE em 2013 mostram que o Brasil se tornara um país idoso em 2029, e em 2018 o número de jovens já caiu em relação ao número de idosos, 63 idosos para cada 100 jovens.Apesar de todas estas estatísticas e programas para inclusão do idoso, nem todos os aspectos característicos do envelhecimento são considerados no desenvolvimento de produtos de moda, por exemplo. Em se tratando da mulher idosa e sua relação com vestuário, ainda existe uma grande lacuna na oferta mais adequada de roupas para esse público.Este artigo tem como objetivo constatar que apesar de ser considerado idoso, os indivíduos acima de sessenta anos, ainda são ativos, saudáveis e estão inseridos no mercado de trabalho.Foram conduzidos grupos de foco com mulheres entre 60 e 75 anos, a fim de levantar as suas opiniões a respeito da oferta atual de produtos de moda. Notou-se que, mesmo dentro desta faixa etária existe diferença entre corpos, mercado e desejos.

Artigo:

According to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (ibge), in 2000 the elderly population over 60 years old was 14.5 million people, an increase of 35.5% compared to 10.7 million in 1991. The revisions made by IBGE in 2013 show that Brazil had become an elderly country in 2029, and in 2018 the number of young people has already of yang fallen compared to the number of elderly, 63 elderly for every 100 young people.Despite all these statistics and programs for the inclusion of the elderly, not all characteristic aspects of agingare considered in the developmentof fashion products, for example. When it comes to the elderly woman and her relationship with clothing, there is still a big gap in the offer of appropriate clothes for this audience.This article aims to show that despite being considered elderly, individuals over sixty years old, are still active, healthy and are inserted in the job market.Focus groups were conducted with women aged60 to 75 to raise their views on the current supply of fashiom products. It was noted that even within this age group there a difference between bodies, market and desiresyears old were used. It was noted that even within this age group there is a difference between the bodies, market and desires of clothing participants appropriate.

Palavras-chave: idosa, vestuário, corpo, design, ergonomia na moda,

Palavras-chave: elderly, clothing, body, design, ergonomics in fashion,

DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.55

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

VIANNA, CLAUDIA; QUARESMA, MANUELA; "Ergonomia do vestuário para idosas entre 60 a 75 anos", p. 791-805 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2019-2.55

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações