Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Equipamentos de ginástica – satisfação e caracterização dos usuários

Fitness equipment - satisfaction and characterization of the users

SILVA, Renan Sena de Castro ; VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macêdo ;

Artigo:

A população idosa no mundo está melhorando cada vez mais sua qualidade de vida através do avanço da medicina. Para uma boa qualidade de vida, a atividade física é essencial para a manutenção e preservação da capacidade funcional dos idosos, trazendo ganhos físicos e mentais para a saúde. Porém, para atingir tais objetivos é necessário a existência de espaços que contemplem também o público idoso. Por volta de 2005 começaram a ser instaladas algumas academias de ginástica ao ar livre, destinadas à prática de exercícios físicos, de uso coletivo e gratuito para a população. O objetivo deste artigo é caracterizar o usuário idoso, bem como verificar sua satisfação sob o uso dos equipamentos de ginástica. Foram realizados testes com usuários, divididos em duas partes: a primeira para caracterização, verificando o perfil social, e a segunda para análise da satisfação, observando preferências e tendências de usabilidade para com os equipamentos. A maioria dos usuários é alfabetizada, aposentada, e todos são idosos ativos. Apresentam preferência por alguns equipamentos específicos, porém os usuários tem de forma geral, uma satisfação positiva sobre o grupo de equipamentos, pois eles se apresentam intuitivos, seguros, confortáveis e não exigem grande intensidade na realização dos exercícios.

Artigo:

The elderly population in the world is increasingly improving their quality of life through the advancement of medicine. For a good quality of life, physical activity is essential for maintaining and preserving the functional capacity of the elderly, bringing physical and mental health gains. However, to achieve such goals, it is necessary to have spaces that also include the elderly public. Around 2005 began to be installed some outdoor fitness centers, for the practice of physical exercise, for free and for the population. The purpose of this article is to characterize the elderly user, as well as to verify their satisfaction under the use of exercise equipment. Tests were performed with users divided into two parts, the first for characterization, verifying the social profile, and the second for satisfaction analysis, observing preferences and usability trends with the equipment. Most users are literate, retired, and all are active seniors. They have a preference for some specific equipment, but users have totally positive satisfaction about the equipment group, as they are intuitive, safe, comfortable and do not require great intensity in the exercises.

Palavras-chave: A população idosa no mundo está melhorando cada vez mais sua qualidade de vida através do avanço da medicina. Para uma boa qualidade de vida, a atividade física é essencial para a manutenção e preservação da capacidade funcional dos idosos, trazendo ganhos físicos e mentais para a saúde. Porém, para atingir tais objetivos é necessário a existência de espaços que contemplem também o público idoso. Por volta de 2005 começaram a ser instaladas algumas academias de ginástica ao ar livre, destinadas à prática de exercícios físicos, de uso coletivo e gratuito para a população. O objetivo deste artigo é caracterizar o usuário idoso, bem como verificar sua satisfação sob o uso dos equipamentos de ginástica. Foram realizados testes com usuários, divididos em duas partes: a primeira para caracterização, verificando o perfil social, e a segunda para análise da satisfação, observando preferências e tendências de usabilidade para com os equipamentos. A maioria dos usuários é alfabetizada, aposentada, e todos são idosos ativos. Apresentam preferência por alguns equipamentos específicos, porém os usuários tem de forma geral, uma satisfação positiva sobre o grupo de equipamentos, pois eles se apresentam intuitivos, seguros, confortáveis e não exigem grande intensidade na realização dos exercícios,

Palavras-chave: design, ergonomics, usability, user satisfaction, fitness equipment,

DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.43

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

SILVA, Renan Sena de Castro; VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macêdo; "Equipamentos de ginástica – satisfação e caracterização dos usuários", p. 611-621 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2019-2.43

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações