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Entre foguetes, estrelas e canetas: relato de experiência de ensino de princípios da Computação para estudantes de graduação em Design

Between rockets, stars, and pens: experience report on teaching Computing principles to undergraduate Design students

SANT’ANNA, Hugo Cristo ;

Artigo:

Nos últimos 20 anos, as temáticas do design computacional e generativo tornaram-se mais presentes nos interesses e práticas de estudantes de Design. Entretanto, persistem barreiras para a aprendizagem dos princípios, conceitos, práticas e perspectivas da Computação por esses estudantes, tais como a falta de fundamentos teóricos e dificuldades de uso dos ambientes de programação criados para outras áreas. Este artigo apresenta um relato de experiência de ensino de princípios da Computação no Curso de Design da Ufes, utilizando uma abordagem de ensino e ambiente específicos para este público. Por dois semestres, um total de 150 estudantes testaram a proposta e produziram cerca de 2600 programas, cujas estruturas e funcionamentos ilustram processos de resolução de problemas no âmbito da abordagem didática. Os resultados preliminares sugerem que a abordagem promoveu a aprendizagem de conceitos da Computação, fomentou colaboração entre os aprendizes e oportunizou a expressão individual por meio da programação.

Artigo:

In the last 20 years, computational design and generative design disciplines became more present in undergraduate Design students’ interests and practices. Nonetheless, students still face barriers for learning Computing principles, concepts, practices, and perspectives, such as the lack of theoretical foundations, and difficulties to use programing environments created for other areas. This paper presents an experience report on teaching Computing principles at the undergraduate Design course at Ufes, using a specific teaching approach designed for this audience. For two terms, a total of 150 students tested the approach and developed around 2600 programs, whose structures and execution illustrate problem-solving processes within the scope of the didactic approach. Preliminary results suggest that the approach promoted learning of Computing concepts, fostered collaboration between apprentices, and provided opportunities for individual expression through programming.

Palavras-chave: Ensino; Design Computacional; Computação.,

Palavras-chave: Teaching; Computational Design; Computing.,

DOI: 10.5151/ped2022-3988953

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Como citar:

SANT’ANNA, Hugo Cristo; "Entre foguetes, estrelas e canetas: relato de experiência de ensino de princípios da Computação para estudantes de graduação em Design", p. 3641-3659 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3988953

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