Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ensino técnico de design gráfico em São Paulo

Graphic design technical education in São Paulo

Dinelli, Maria Beatriz Saraiva ; Nascimento, Luís Cláudio Portugal do ;

Resumo:

A partir da identificação de aspectos relevantes do estado atual, em 2019, dos cursos técnicos de design gráfico na cidade de São Paulo, esta pesquisa visa fornecer subsídios, indicações e diretrizes que possam contribuir para elaboração de currículos mais eficientes para a pedagogia de design gráfico no âmbito do ensino técnico. Tal propósito se insere no objetivo mais amplo de formar profissionais melhor preparados para o mercado de trabalho. Os aspectos observados na investigação incluem: universo de seus alunos, perfil dos professores, estruturas materiais e físicas disponíveis, conteúdos e processos pedagógicos, métodos de projeto de design apresentados aos alunos, linguagens visuais presentes em resultados de trabalhos de alunos, além de questões ainda mais gerais intrínsecas à própria natureza do ensino técnico de design. Este estudo, com previsão de conclusão em março de 2021, está se utilizando de entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e coordenadores atuantes em unidades da rede estadual de Escolas Técnicas de São Paulo, as Etecs, e em cursos de design gráfico, também em âmbito técnico, do Senac-SP, bem como com ex-alunos destes cursos técnicos. Vale-se, também, de observações diretas de aulas e análises gráficas e semióticas da linguagem visual de pranchas de trabalhos executados por alunos cursando o ensino técnico em escolas de São Paulo. Alguns resultados preliminares sugerem, entre outros achados percebidos como relevantes, ocorrência de proximidade conceitual, metodológica e estética identificada entre, de um lado, temáticas, orientações e propostas pedagógicas apresentadas aos alunos e, de outro, o universo das artes plásticas e o da propaganda, ainda que, quanto a este, apenas secundariamente, nem sempre revelando, portanto, correspondência com o universo mais específico do design.

Resumo:

Based on the identification of relevant aspects of the state of graphic design professional skills taught in technical schools in São Paulo in 2019, this research aims to provide references, recommendations and guidelines for planning a more efficient curriculum for graphic design pedagogy in the technical education field. This purpose is part of the broader objective of better preparing young people to enter the professional design market. The aspects observed in the investigation include: the students' universe, the teacher profile, available material and physical structures, pedagogical content and processes, design methods presented to students, visual languages present in the results of students work, in addition to even more general questions intrinsic to the very nature of technical design education. This study, scheduled for completion in March 2021, utilizes semi-structured, in-depth interviews with students, professors and heads of programs working in different units of the São Paulo State Network of Technical Schools (Etecs) as well as in technical-school level graphic design programs of Senac-SP, and also as with alumni of these technical programs. It also uses on-site observations of classes and graphic and semiotic analysis of visual language of work boards done by students attending technical-education schools in São Paulo. Some preliminary results suggest, among other relevant findings, the occurrence of conceptual, methodological and aesthetic proximity identified between, on the one hand, contents, orientations and pedagogical proposals presented to the students and, on the other, the universe of fine arts and advertising. Although, in this latter case, it is only secondarily, thus not always revealing, correspondence with the more specific universe of design.

Palavras-chave: pedagogia de design para jovens; ensino técnico de design; ensino de design gráfico; ensino técnico em São Paulo.,

Palavras-chave: design pedagogy for young adults; design technical education; graphic design pedagogy, technical education in São Paulo.,

DOI: 10.5151/3spgfauusp-3SPDesign_31

Referências bibliográficas
Como citar:

Dinelli, Maria Beatriz Saraiva; Nascimento, Luís Cláudio Portugal do; "Ensino técnico de design gráfico em São Paulo", p. 31 . In: Anais do 3º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/3spgfauusp-3SPDesign_31

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações