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Ensino superior de design de moda no Brasil: Percepções pedagógicas e materiais

Higher education in fashion design in Brazil: Pedagogical and material insights

GONZAGA, Liliane da Silva ; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos ;

Artigo:

A partir da identificação de aspectos pedagógicos, metodológicos e materiais de cursos superiores de design de moda a presente pesquisa de doutorado, qualitativa com abordagem fenomenológica e descritivo-observacional, busca compreender e analisar as relações entre o ensino-aprendizagem e os espaços físicos das Instituições de Ensino Superior (IES) de design de moda no Brasil. Além disso, objetiva investigar as suas disciplinas e práticas emergentes, analisar como a sustentabilidade é abordada nas disciplinas práticas dos cursos e propor sugestões para atualização de currículo. O estudo está direcionado para os bacharelados com foco em disciplinas práticas e teórico-práticas. Apoiado no conceito de Hertzberger (2008), sobre o ensino ir além da leitura, escritos e aprendizagem de conteúdos diretos e que o mundo deve ser explorado por meio do espaço no qual o estudante está inserido estimulando-o a aprender, o estudo envolve análise das estruturas materiais e físicas disponíveis nas universidades que ofertam cursos superiores de moda e os projetos de design de moda; além de imagens coletadas pela pesquisadora e visitas técnicas em IES brasileiras. Amparada em técnica de análise associativa de dados, sistematização de dados brutos coletados e observações em workshops em busca de identificar padrões abstratos de associação. Verificou-se também na pesquisa, a necessidade da utilização da técnica de análise de conteúdo com definição de categorias e análise de discurso, dada a dificuldade em responder às exigências interpretativas das ciências humanas. Apesar da pandemia causada pelo Covid 19, foi realizada uma coleta preliminar de dados onde aplicou-se questionários à distância com docentes e discentes no intuito de levantar pontos positivos e negativos a respeito dos espaços físicos onde são ministradas as disciplinas práticas e teórico-práticas.

Artigo:

From the identification of pedagogical, methodological and material aspects of higher education courses in fashion design, this doctoral research, qualitative with a phenomenological and descriptive-observational approach, seeks to understand and analyze the relationships between teaching-learning and physical spaces of Fashion Design in Higher Education Institutions (HEI) in Brazil. Furthermore, it aims to investigate its disciplines and emerging practices, analyze how sustainability is approached in the practical disciplines of the courses and propose suggestions for updating the curriculum. The study is aimed at bachelor's degrees with a focus on practical and theoretical-practical disciplines. Based on the concept of Hertzberger (2008), about teaching going beyond reading, writing and learning direct content and that the world should be explored through the space in which the student is inserted, stimulating him to learn, the study involves analysis of the material and physical structures available at universities that offer higher education courses in fashion and fashion design projects; in addition to images collected by the researcher and technical visits in Brazilian HEIs. Supported by associative data analysis technique, systematization of raw data collected and observations in workshops in order to identify abstract patterns of association. It was also verified in the research, the need to use the content analysis technique with definition of categories and discourse analysis, given the difficulty in responding to the interpretive requirements of the human sciences. Despite the pandemic caused by Covid 19, a preliminary data collection was carried out, where questionnaires were remotely applied with professors and students in order to raise positive and negative points about the physical spaces where practical and theoretical-practical subjects are taught.

Palavras-chave: Pesquisa em design, Ensino de moda, Métodos de pesquisa, Espaços de ensino.,

Palavras-chave: Research in design, Fashion education, Research methods, Teaching Spaces.,

DOI: 10.5151/5spdesign-35

Referências bibliográficas
  • [1] BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
  • [2] COUTO, R. M. S.;PORTUGAL, C.;RIBEIRO, F.N.F.;OLIVEIRA, I. M.;NOVAES, L. Design em situações de ensino-aprendizagem: 20 anos de pesquisa no laboratório interdisciplinar de design/educação. Rio de Janeiro: Rio Book`s.
  • [3] HERTZBERGER, H. Space and learning. Rotterdam: 010 Publishers.
  • [4] PIRES, D. B. A história dos cursos de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação. Especial Moda/Universidade Anhembi Morumbi – Ano VI, n. 9, São Paulo: Editora Anhembi Morumbi.
Como citar:

GONZAGA, Liliane da Silva; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos; "Ensino superior de design de moda no Brasil: Percepções pedagógicas e materiais", p. 67-68 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-35

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