Julho 2025 vol. 11 num. 1 - XV Encontro Científico de Física Aplicada
Artigo - Open Access.
Ensino sobre o empuxo utilizando o método Peer Instruction
Teaching Buoyancy Using the Peer Instruction Method
BASILIO, DANIEL CIPRIANO ; Buffon, Luiz Otávio ; Piumbini, Cleiton Kenup ;
Artigo:
A Escola Maria Ortiz tem vista para o Porto de Vitória-ES, onde ficam ancorados vários navios. Utilizamos esse contexto para despertar a curiosidade dos alunos da escola sobre a flutuabilidade dos navios e de submarinos. Na intervenção utilizou-se o Método de Instrução por Pares (Peer Instruction) com o objetivo de que os alunos tenham uma postura mais ativa na aula. A proposta incluiu uma aula inicial com experimentos de objetos imersos na água e também o chamado experimento do “Submarino na Garrafa”. Os alunos foram divididos em grupos e questões conceituais foram propostas para eles responderem e discutirem entre si. As votações foram realizadas através do Software Plickers. Os resultados foram analisados e a abordagem mostrou indícios de aprendizagem e de aumento da participação dos alunos.
Artigo:
The Maria Ortiz School overlooks the Port of Vitória, Espírito Santo, where several ships are anchored. We used this context to spark students' curiosity about ship buoyancy. The intervention employed the Peer Instruction Method to encourage students to take a more active role in class. The proposal included an initial lesson with experiments such as using a dynamometer to measure the apparent weights of objects immersed in water and the so-called "Submarine in a Bottle" experiment. Students were divided into groups, and conceptual questions were posed for them to answer and discuss. Voting was conducted using Plickers software. The results were analyzed, and the approach showed evidence of learning and increased student participation
Palavras-chave: Flutuabilidade, Princípio de Arquimedes, Peer Instruction,
Palavras-chave: Buoyancy, Archimedes' Principle, Peer Instruction,
DOI: 10.5151/xvecfa-2025014
Referências bibliográficas
- [1] MAZUR, Eric. *Peer Instruction: A Revolução da Aprendizagem Ativa*. Penso Editora, 2015.
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Como citar:
BASILIO, DANIEL CIPRIANO; Buffon, Luiz Otávio; Piumbini, Cleiton Kenup; "Ensino sobre o empuxo utilizando o método Peer Instruction", p. 75-78 . In: Anais do XV Encontro Científico de Física Aplicada.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2358-2359,
DOI 10.5151/xvecfa-2025014
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