Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ensino remoto no âmbito de cursos de Design: percepção de professores

Remote teaching within the scope of Design courses: teachers' perception

SILVA, Inez Maria Leite da ; DUARTE, Kyara Thalita Rodrigues ; SILVA, Fernanda Teixeira Mendes ; GOMES, Julyana Bastos ;

Artigo:

Identificar práticas adotadas de acordo com as peculiaridades de cada área, considerando o contexto e segundo a percepção de professores, são interessantes para visualizar as potencialidades presentes com vistas à adoção futura. Neste sentido, este artigo tem por objetivo compreender a realidade, de professores do ensino superior em Design, quanto a utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino remoto. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com base em dados qualitativos obtidos por meio de questionário. Os resultados apontam para a utilização de estratégias de ensino com ênfase nas práticas síncronas, com apoio de recursos digitais ajustados ao longo do tempo. Apesar das limitações, em torno da prática envolvendo os alunos e respectivos impactos na qualidade de vida dos participantes, os resultados refletem a consciência quanto às potencialidades dos recursos digitais utilizados e pretensões no sentido de uso futuro.

Artigo:

Identifying practices adopted according to the peculiarities of each area, considering the context and according to the perception of teachers, are interesting to visualize the potentialities present with a view to future adoption. In this sense, this article aims to understand the reality of higher education teachers in Design, regarding the use of digital technologies in the teaching and learning process in remote teaching. The research is characterized as descriptive, based on qualitative data obtained through a questionnaire. The results point to the use of teaching strategies with emphasis on synchronous practices, with support of digital resources adjusted over time. Despite the limitations, around the practice involving the students and their respective impacts on the quality of life of the participants, the results reflect the awareness about the potentialities of the digital resources used and claims for future use.

Palavras-chave: Tecnologias digitais; Ensino remoto; Professores.,

Palavras-chave: Digital technologies; Remote teaching; Teachers.,

DOI: 10.5151/ped2022-9792414

Referências bibliográficas
  • [1] ALMAZOVA, N.; KRYLOVA, E.; RUBTSOVA, A.; ODINOKAYA, M. Challenges and opportunities for Russian higher education amid covid-19: teachers’ perspective. Education Sciences, [s. l.], v. 10, n. 12, p. 1–11, 2020. DOI: 10.3390/educsci10120368.
  • [2] AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em educação. ed. Coimbra, Portugal: Imprensa Universidade de Coimbra, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0879-
  • [3] ANTÓN-SANCHO, Á.; VERGARA, D.; LAMAS-ÁLVAREZ, V. E.; FERNÁNDEZ-ARIAS, P. Digital content creation tools: american university teachers’ perception. Applied Sciences, [s. l.], v. 11, n. 24, p. 1–19, 2021. DOI: 10.3390/app112411649. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-3417/11/24/11649.
  • [4] ARAGÃO, I. R. Experimentação e tendências tipográficas: uma experiência de ensino remoto de uma disciplina prática durante a pandemia de Covid -19. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 10., 2021, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Blucher Design Proceedings, 2021. p. 630–647. DOI: 10.5151/cidicongic2021-048-355763-cidi-educacao.pdf.
  • [5] BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 201
  • [6] BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 201 
  • [7] BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480 Acesso em: 11 de abr. de 2022. 
  • [8] EMANUEL, B. Técnicas de visualização: educação online em tempos difíceis. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 10., 2021, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Blucher Design Proceedings, 2021. p. 593–615. DOI: 10.5151/cidicongic2021-046-340709-CIDI-Educacao_a.pdf.
  • [9] FERNANDES, A. P. C.; ISIDORIO, A. R.; MOREIRA, E. F. Ensino remoto em meio à pandemia do COVID-19: panorama do uso de tecnologias. Anais do CIET: EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 11 de abr. de 2022.
  • [10] GONÇALVES, E.; CAPUCHA, L. Student-centered and ICT-enabled learning models in veterinarian programs: what changed with COVID-19?. Education Sciences, v. 10, n. 11, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/3390/educsci10110343
  • [11] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria do Ministério da Educação nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343#:~:text=Legisla%C3%A7%C3%A3o-,PORTARIA%20MEC%20N%C2%BA%20544%2C%20DE%2016%20DE%20JUNHO%20DE%202020,12%20de%20maio%20de%202020. Acesso em: 21 de mar. de 2022.
  • [12] MORAES, R. B. O novo paradigma da educação. Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). 2020. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/1820/2020/08/o_novo_paradigma_da_educa cao. Acesso em: 21 de mar. de 2022.
  • [13] MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, [s. l.], v. 34, p. 351–364, 2020. DOI: 10.5585/Dialogia.N34.17123. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. 
  • [14] NDEBELE, C.; MBODILA, M. Examining technology acceptance in learning and teaching at a historically disadvantaged university in South Africa through the Technology Acceptance Model. Education Sciences, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 1–18, 2022. DOI: 10.3390/educsci12010054. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/12/1/54.
  • [15] SALLABERRY, J. D.; SANTOS, E. A.; BAGATOLI, G. C.; LIMA, P. C.; BITTENCOURT, B. R. Desafios docentes em tempos de isolamento social. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24774.
  • [16] SANTOS, G. M. R. F.; SILVA, M. E.; BELMONTE, B. R. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant, [s. l.], v. 21, p. 245–251, 2021. DOI: 10.1590/1806-9304202100S100013.
  • [17] SCOZ, E.; MELCHIORETTO, A. F.. Diário de uma professora em crise: adaptações de aulas práticas em dias de isolamento. Investigação Filosófica, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 189–203, 2020. DOI: 10.18468/if.2020v11n2.p 189-203. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/investigacaofilosoficaMacapá. 
  • [18] SCUISATO, D. A. S. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. Caderno Temático. Londrina, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/2500-8.pdf. Acesso em 21 de mar. de 2022.
  • [19] SILVA, L. et al. Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 53-64, 2020.
  • [20] TEJEDOR, S.; CERVI, L.; TUSA, F.; PAROLA, A. Educación en tiempos de pandemia: reflexiones de alumnos y profesores sobre la enseñanza virtual universitaria en España, Italia y Ecuador. Revista Latina de Comunicacion Social, [s. l.], n. 78, p. 19–40, 20 DOI: 10.4185/RLCS-2020-1466.
  • [21] TSEGAY, S. M.; ASHRAF, M. A.; PERVEEN, S.; ZEGERGISH, Z. Online teaching during COVID-19 pandemic: teachers’ experiences from a chinese university. Sustainability, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 1–13, 2022. DOI: 10.3390/su14010568. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su14010568.
  • [22] ULLA, M. B.; PERALES, W. F. Emergency remote teaching during covid19: the role of teachers’ online community of practice (cop) in times of crisis. Journal of Interactive Media in Education, [s. l.], n. 1, p. 1–11, 2021. DOI: 10.5334/jime.617. Disponível em: https://jime.open.ac.uk/articles/10.5334/jime.617/.
  • [23] ZUGLIANI BORTOLAN, G. M.; SANTOS, F. A. N. V.; DOMENECH, S. C.; GOMES FERREIRA, M. G. Análise da experiência do trabalho remoto em home office de professores do ensino superior. Ergodesign & HCI, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 141-157, 2021. DOI: 10.22570/ergodesignhci.v9i2.1612.
Como citar:

SILVA, Inez Maria Leite da; DUARTE, Kyara Thalita Rodrigues; SILVA, Fernanda Teixeira Mendes; GOMES, Julyana Bastos; "Ensino remoto no âmbito de cursos de Design: percepção de professores", p. 3598-3616 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9792414

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações