Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ensino e divulgação da astrobiologia no ensino médio

Teaching and dissemination of astrobiology in high school

Portella, Angela Ferreira ; Bernardes, Adriana Oliveira ;

Resumo:

O Ensino e Divulgação de Astronomia tem se intensificado nos últimos anos, particularmente após o Ano Internacional da Astronomia, instituído pela UNESCO em 2009. Variados trabalhos foram desenvolvidos e tiveram como meta atingir o público em geral, realizando a divulgação do tema que fascina e atrai para o conhecimento científico. Neste contexto, um trabalho interdisciplinar que nos é propiciado pela astronomia pode ser vinculado à biologia e tratar de um tema que nos últimos anos vem ganhando atenção através da mídia: a Astrobiologia. Neste trabalho, abordaremos o ensino e a divulgação da astrobiologia realizados em colégio público da rede estadual do Rio de Janeiro, na cidade de Nova Friburgo. O objetivo do trabalho foi introduzir o tema com variados recursos e divulgá-lo no ambiente escolar. O público alvo participante do projeto foi composto por alunos de ambos os sexos, com idades entre 15 e 52 anos, matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, tendo participado aproximadamente 200 alunos a cada ano. Os recursos utilizados foram: jogos, filmes, oficinas, entre outros. Através da divulgação e ensino do tema, constatamos sua importância, principalmente dentro da escola pública, carente de recursos e projetos, que permita proporcionar maior interesse e aprendizado científico aos alunos.

Resumo:

Teaching and Dissemination of Astronomy has intensified in recent years, particularly after the International Year of Astronomy, instituted by UNESCO in 2009. Various works were developed and aimed at reaching the general public, promoting the topic that fascinates and attracts for scientific knowledge. In this context, an interdisciplinary work provided by astronomy can be linked to biology and address a topic that in recent years has been gaining attention through the media: Astrobiology. In this work, we will approach the teaching and dissemination of astrobiology carried out in a public school of the state network of Rio de Janeiro, in the city of Nova Friburgo. The objective of the work was to introduce the theme with various resources and disseminate it in the school environment. The target audience participating in the project was composed of students of both sexes, aged between 15 and 52 years old, enrolled in High School and Youth and Adult Education, with approximately 200 students participating each year. The resources used were: games, films, workshops, among others. Through the dissemination and teaching of the theme we showed its importance, especially within the public school, lacking resources and projects, and showed it allows providing greater interest and scientific learning to students.

Palavras-chave: Inserção da Astrobiologia no Ensino Médio; Ensino e Divulgação de Astrobiologia; Ensino de Astronomia; Divulgação de Astronomia,

Palavras-chave: Insertion of Astrobiology in High School; Teaching and Dissemination of Astrobiology; Teaching Astronomy; Astronomy Outreach,

DOI: 10.5151/astrocientistas2021-15

Referências bibliográficas
  • [1] " BLUMBERG, B. S. The Nasa astrobiology institute: early history and organization. Astrobiology, v.3, n.3, p.463-470, 2003.
  • [2] GALANTE, D., Silva, E. P. da, Rodrigues, F., Horvath, J. E., & Avellar, M. G. B. de. (2016). Astrobiologia: uma ciência emergente. São Paulo: Tikinet.
  • [3] CANIATO, R. Astronomia e Educação. Universo Digital. 1996.
  • [4] IACHEL, G.; BACHA, M.G.; PAULA, M.P.; SCALVI, R.M.F. A montagem e a utilização de lunetas de baixo custo como experiência motivadora ao ensino de astronomia. Revista Brasileira de Ensino de Física. v.31, n. 4, 2009.
  • [5] NEITZEL, C.L.V. Aplicação da Astronomia ao ensino de Física com ênfase em Astrobiologia. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12437.
  • [6] LIMA, C.C.S.; SANTOS, M.S. Astrobiologia como eixo integrador do ensino de Ciências e Biologia: como extraterrestres podem nos auxiliar no estudo da vida na Terra. In: CONGRESSO NORDESTINO DE BIÓLOGOS, 2016, João Pessoa, PB. Disponível em: http://congresso.rebibio.net/congrebio2016/trabalhos/pdf/congrebio2016-et-08-004.pdf.
  • [7] SILVA, L. M. A.; OLIVEIRA, G. S. R.; CRISPINO, L. C. B.; FRIACA, A. C. S. Astrobiologia no ensino de ciências: uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar para professores do ensino fundamental. In: IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – IV SNEA 2016 – GOiânia, GO.
  • [8] BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Biologia. Parte III. Brasília, DF, 2000.
  • [9] RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo Estadual de Física. Fevereiro de 2012.
  • [10] BERNARDES, Adriana O. Astronomia no Currículo Mínimo Estadual de Física. Revista Educação Pública, v. 16, n. 10, 10 de maio de 2016.
  • [11] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.
  • [12] ATHAYDE, Saladina Amoedo. Processo educacional no ensino de Ciências e Biologia na perspectiva da Astrobiologia. 2015. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
  • [13] BERNARDES, A.O. Utilizando jogos educativos no ensino de Física: relato de experiência. Educação Pública, 2011. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0144.html.
  • [14] CRESPO, L.C.; GIACOMINI, R. As atividades lúdicas no ensino de Química: uma revisão da Revista Química Nova Na Escola e das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIA, Campinas, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0758-1.pdf.
  • [15] CALLEGARIO, L.J.; GIACOMINI, R. Formação continuada de professores de química: incentivando o uso de atividades lúdicas em sala de aula. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVI ENEQ) E X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 2012, Salvador, BA. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7571/5378.
  • [16] CAMPOS, L.M.L.; BORTOLOTO, T.M.; FELÍCIO, A.K.C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. 2003.
  • [17] PEREIRA, R.F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo para o ensino de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.
  • [18] CEDRO, Wellington L. Os espaços de aprendizagem: o clube de Matemática. 2003. Disponível em: OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM (cepedgoias.com.br). Acessado em 20 de novembro de 2021. Acesso em 21 nov. 2021.
  • [19] BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 1996.
  • [20] DAMINELI, A.; STEINER, J. O fascínio do universo. Disponível em: http://www.astro.iag.usp.br/fascinio.pdf. Acesso em 6 ago. 2016.
  • [21] GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006.
  • [22] BERNARDES, Adriana Oliveira. Manhãs científicas: um projeto para integração de licenciandos da modalidade educação à distância à escola. Anais do V CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/73069. Acesso em: 27 nov. 2021, 18h58min.
  • [23] BERNARDES, Adriana Oliveira et al. Utilizando recursos lúdicos no ensino médio: uma experiência de inserção da astrobiologia a partir do filme Avatar. Anais V CEDUCE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/42792. Acesso em: 27 nov. 2021, 18h52min.
  • [24] BERNARDES, Adriana Oliveira. Noites de astronomia: um projeto de divulgação de colégio público estadual do Rio de Janeiro. Ciência se faz com pesquisa!... Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 658-672. Disponível em: http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74005. Acesso em: 03 ago. 2021, 17h39min.
  • [25] PORTELLA, Angela Ferreira; BERNARDES, Adriana Oliveira. Uma proposta de jogo didático para introdução da Astrobiologia no Ensino Médio. In: Educação Contemporânea – Volume 2 – Metodologias, Tecnologias. GONÇALVES, Maria C. da Silva, JESUS, Bruna Gusman de. 1o Edição. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020. 179-188. (Série Educação Contemporânea v.2).
  • [26] MIRANDA, P.C.; GIACOMINI, R. Prática de ensino e aprendizagem de Química. v.1. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2013.
  • [27] GOES, Rita de Cassia Gomes de Araujo; BERNARDES, Adriana Oliveira. Uma exposição sobre Astrobiologia como recurso didático no Ensino Médio. Revista Educação Pública, v. 20, no 38, 6 de outubro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/38/lou-uma-exposicao-sobre-astrobiologia-como-recurso-didatico-no-ensino-medio. Acessado em 10 de novembro de 2021."
Como citar:

Portella, Angela Ferreira; Bernardes, Adriana Oliveira; "Ensino e divulgação da astrobiologia no ensino médio", p. 122-130 . In: Anais do I Encontro Brasileiro de Meninas e Mulheres da Astrofísica, Gravitação e Cosmologia - As Astrocientistas. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/astrocientistas2021-15

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações