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ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM PROJETOS DE EXTENSÃO: AMPLIANDO CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E FORTALECENDO O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM PROJETOS DE EXTENSÃO: AMPLIANDO CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E FORTALECENDO O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR
FERREIRA, Jonathan; BATISTA, Jéssica
Artigo Completo:
Esse trabalho descreve as experiências vivenciadas por dois bolsistas de extensão nos projetos de extensão Inglês para Adolescentes e Jovens: uma ferramenta para profissionalização e o letramento critico, e Língua e cultura francesa para a comunidade acadêmica e externa, ambos implementados na Universidade Federal da Paraíba. O primeiro projeto, envolvendo a língua inglesa, ofereceu aulas de inglês para jovens de condições socioeconômicas desfavorecidas em uma instituição não governamental de João Pessoa. O segundo projeto, na área de língua francesa, teve como objetivo o ensino de língua e cultura francesas através de diversos gêneros textuais a adultos e pessoas da terceira idade que integram a comunidade universitária e externa da UFPB. Procura-se avaliar os saberes construídos pelos bolsistas ao longo dos projetos (TARDIF, LESSARD, 2011) e se discute como os desafios encontrados foram importantes para ampliação dos conhecimentos dos professores em formação inicial. Quanto à metodologia de pesquisa, foram examinados de forma interpretativa os relatórios finais dos bolsistas, planos de aula e relatos reflexivos buscando-se identificar os aspectos positivos para a formação, mas também as dificuldades encontradas na ministração das aulas, e que estratégias foram utilizadas pelos bolsistas para lidar com essas situações adversas. No que diz respeito aos benefícios para a formação docente dos participantes, a pesquisa sugere que a participação em projetos voltados para atender os interesses de diferentes públicos tem facilitado o desenvolvimento de uma atitude participativa, cidadã e comprometida com o desenvolvimento e a justiça social por parte dos professores em formação (BRASIL, 2015), como também tem possibilitado a construção de saberes (pedagógicos e no campo das linguagens) sensíveis às necessidades e às demandas dos alunos das faixas etárias, níveis socioeconômicos e contextos atendidos.
Esse trabalho descreve as experiências vivenciadas por dois bolsistas de extensão nos projetos de extensão Inglês para Adolescentes e Jovens: uma ferramenta para profissionalização e o letramento critico, e Língua e cultura francesa para a comunidade acadêmica e externa, ambos implementados na Universidade Federal da Paraíba. O primeiro projeto, envolvendo a língua inglesa, ofereceu aulas de inglês para jovens de condições socioeconômicas desfavorecidas em uma instituição não governamental de João Pessoa. O segundo projeto, na área de língua francesa, teve como objetivo o ensino de língua e cultura francesas através de diversos gêneros textuais a adultos e pessoas da terceira idade que integram a comunidade universitária e externa da UFPB. Procura-se avaliar os saberes construídos pelos bolsistas ao longo dos projetos (TARDIF, LESSARD, 2011) e se discute como os desafios encontrados foram importantes para ampliação dos conhecimentos dos professores em formação inicial. Quanto à metodologia de pesquisa, foram examinados de forma interpretativa os relatórios finais dos bolsistas, planos de aula e relatos reflexivos buscando-se identificar os aspectos positivos para a formação, mas também as dificuldades encontradas na ministração das aulas, e que estratégias foram utilizadas pelos bolsistas para lidar com essas situações adversas. No que diz respeito aos benefícios para a formação docente dos participantes, a pesquisa sugere que a participação em projetos voltados para atender os interesses de diferentes públicos tem facilitado o desenvolvimento de uma atitude participativa, cidadã e comprometida com o desenvolvimento e a justiça social por parte dos professores em formação (BRASIL, 2015), como também tem possibilitado a construção de saberes (pedagógicos e no campo das linguagens) sensíveis às necessidades e às demandas dos alunos das faixas etárias, níveis socioeconômicos e contextos atendidos.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-030
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Como citar:
FERREIRA, Jonathan; BATISTA, Jéssica; "ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM PROJETOS DE EXTENSÃO: AMPLIANDO CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E FORTALECENDO O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR", p-374-388.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-030
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Jonathan FERREIRA, Jéssica BATISTA, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM PROJETOS DE EXTENSÃO: AMPLIANDO CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E FORTALECENDO O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 374-388, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-030 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ensino-de-lnguas-estrangeiras-em-projetos-de-extenso-ampliando-concepes-de-linguage-e-fortalecendo-o-compromisso-social-do-professor-25489) Palavras-chave:: ;