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ENSINO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA ESCOLA DE EMPREENDEDORES DA UNB

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Luz, Kerlla de Souza; Barbalho, Sanderson; Farias, Mylene; , ;

Article:

O objetivo deste trabalho consiste em descrever a aplicação de uma metodologia de ensino de inovação e desenvolvimento de produtos que utiliza conjuntamente os Cenários de Integração (CI) e metodologia PjBL (do inglês, Project-Based Learning) para ensino de empreendedorismo na Universidade de Brasília. Os dados apresentados foram coletados e analisados na forma de questionários. A proposta foi a de aplicar a metodologia PjBL sem a conexão do Cenário de Integração em uma turma (B) contendo 22 alunos e para 35 alunos na outra turma (A) aplicando os cenários. O ponto chave é garantir o desempenho acadêmico e o desenvolvimento das habilidades transversais imprescindíveis para o mercado de trabalho. Os resultados demonstraram que na disciplina com cenários houve melhores resultados quanto ao aprendizado, mas a disciplina sem cenário teve melhor resultado quanto à satisfação dos alunos.

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Palavras-chave: Educação em Engenharia; Desenvolvimento de Produtos; Inovação; Project Based Learning; Cenários de Integração,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-89

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Como citar:

Luz, Kerlla de Souza; Barbalho, Sanderson; Farias, Mylene; , ; "ENSINO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA ESCOLA DE EMPREENDEDORES DA UNB", p. 1248-1263 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-89

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