Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ENSINO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA ESCOLA DE EMPREENDEDORES DA UNB

-

Luz, Kerlla de Souza ; Barbalho, Sanderson ; Farias, Mylene ; , ;

Article:

O objetivo deste trabalho consiste em descrever a aplicação de uma metodologia de ensino de inovação e desenvolvimento de produtos que utiliza conjuntamente os Cenários de Integração (CI) e metodologia PjBL (do inglês, Project-Based Learning) para ensino de empreendedorismo na Universidade de Brasília. Os dados apresentados foram coletados e analisados na forma de questionários. A proposta foi a de aplicar a metodologia PjBL sem a conexão do Cenário de Integração em uma turma (B) contendo 22 alunos e para 35 alunos na outra turma (A) aplicando os cenários. O ponto chave é garantir o desempenho acadêmico e o desenvolvimento das habilidades transversais imprescindíveis para o mercado de trabalho. Os resultados demonstraram que na disciplina com cenários houve melhores resultados quanto ao aprendizado, mas a disciplina sem cenário teve melhor resultado quanto à satisfação dos alunos.

Article:

-

Palavras-chave: Educação em Engenharia; Desenvolvimento de Produtos; Inovação; Project Based Learning; Cenários de Integração,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-89

Referências bibliográficas
  • [1] ABENGE. Inovação Na Educação em Engenharia: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Curso de Engenharia, Proposta Abenge. Brasília: ABENGE., 2018. 14p. http://www.abenge.org.br/file/Minuta%20Parecer%20DCNs_07%2003%202018.pdf. Acesso em: 23 de junho de 2018.
  • [2] BARBALHO, S.C.M. Modelo de referência para o desenvolvimento de produtos mecatrônicos: proposta e aplicações. USP, São Carlos, p. 275, 2006.
  • [3] BARBALHO, S.C.M.; ROZENFELD, H. Modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produtos mecatrônicos (MRM): validação e resultados de uso. Gestão & Produção, v. 20, p. 162-179, 201
  • [4] BARBALHO, S.C.M.; AMARAL, D.C. ; ROZENFELD, H. . Teaching product development based on the concepto f integration scenarios: evaluation and guidelines for application. Product: Management and Development. (IGDP), Florianópolis, v. 2, n.1, p. 23-41, 200
  • [5] GÜNTHER, Hartmut. Como elaborar um questionário. Série: Planejamento de pesquisa nas ciências sociais, n. 01, 2003. KELLER-FRANCO, E.; ZUKOWSKY-TAVARES, C.. Propostas Curriculares Alternativas: Perspectivas para a Educação em Engenharia. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 1, n. 2, 2016.
  • [6] MUNDIM, A.P.F. et al. Aplicando o cenário de desenvolvimento de produtos em um caso prático de capacitação profissional. Gestão & Produção, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2002.
  • [7] PRINCE, M.J.; FELDER, R.M. Inductive teaching and learning methods: definitions, comparisons, and research base. Journal of Engineering Education, 95(2), 123-138, 2006.
  • [8] REIS, A.C.B.; BARBALHO, S.C.M.; ZANETTE, A.C.D. A bibliometric and classification study of Project-based Learning in Engineering Education. PRODUCTION (ABEPRO), v. 27, p. 20, 2017.
  • [9] ROZENFELD, H. et al.. Gestão de Desenvolvimento de Produtos. São Paulo/SP: Editora Saraiva, 2006.
  • [10] SCHMIDT, A.M.; FORD, J.K. Learning within a learner control training environment: The interactive effects of goal orientation and metacognitive instruction on learning outcomes. Personnel Psychology, v. 56, n. 2, p. 405-429, 2003. TALGAR, C. et al. Student assessed integrated learning: SAILing to a holistic design of holistic engineering education, 2017. https://ieeexplore.ieee.org/xpl/mostRecentIssue.jsp?punumber=8124740.
Como citar:

Luz, Kerlla de Souza; Barbalho, Sanderson; Farias, Mylene; , ; "ENSINO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA ESCOLA DE EMPREENDEDORES DA UNB", p. 1248-1263 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-89

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações