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Ensino de infografia baseada em narrativas pessoais

Teaching infographics based on personal narratives

Zimmermann, Anelise ; Klohn, Sara Copetti ;

Full Paper:

"O artigo apresenta um estudo realizado a partir de atividades de ensino de infográficos baseados emnarrativas pessoais. Este estudo ocorreu em um curso de graduação e um curso de especialização, ambosem design gráfico, durante o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19 (2020-2021). Nas atividades,após a introdução e discussão de conteúdo teórico, as/os alunas/os escolheram temas individuaisparticulares às suas rotinas, coletaram e analisaram dados, realizaram estudos de representação visualdas informações e desenvolveram o projeto final. Durante todo o processo, as/os alunas/os mantiveramum diário para o registro de suas etapas de trabalho, anotações de autorreflexões e questionamentos.O resultado da atividade e as informações coletadas nos diários foram então categorizados e analisadospelas pesquisadoras de acordo com as etapas do processo e estruturas visuais. Os resultados mostraramque as atividades provocaram bastante interesse pelo processo de coleta e organização de dados, deforma extensiva e variada, gerando engajamento das/os estudantes e autorreflexão sobre as formas derepresentação das informações. Para o aprimoramento das atividades em aplicações futuras, sugere-seque sejam estimuladas alternativas mais variadas de representações visuais."

Full Paper:

"This paper presents a study about teaching infographics using learning activities based on personalnarratives. This study happened in two graphic design courses, one undergraduate and one postgraduate,during an online teaching period that happened due to the Covid-19 pandemic (2020-2021). Initially, thelecturers introduced theoretical content about the subject by. Then, the students selected their themes,collected and analyzed data related to aspects of their routines, sketched visual alternatives, and designedthe final infographics. During the process, the students kept a reflective log to register their progress,reflections, and questions. The information collected on their logs was then categorized and analyzed bythe researchers. The goal was to determine the contributions of these activities for teaching infographics,exploring subjectivity, and engaging students in the online learning mode. The results showed thatstudents were motivated by working with personal narratives; the data collection was extensive anddiverse, demonstrating students’ engagement with the project. For improving the exercise, students couldbe stimulated to develop unusual visual representation."

Palavras-chave: Infografia, narrativas pessoais, design de informação, educação,

Palavras-chave: Infographics, personal narratives, information design, education,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-036-357569-CIDI-Educacao_ac.pdf

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Como citar:

Zimmermann, Anelise ; Klohn, Sara Copetti; "Ensino de infografia baseada em narrativas pessoais", p. 470-484 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-036-357569-CIDI-Educacao_ac.pdf

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