Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ensino de Design Thinking para crianças: vivências e experimentações práticas

Teaching of Design Thinking for children: livings and practical experiences

Branco, Janaína Campos; Santos, Andrea Gomes dos;

Artigo completo:

A maneira como a sociedade tem se relacionado, assim como seu processo de aprendizado tem sido modificado junto com o movimento da transformação digital. O desafio dessa mudança é refletido, também, nas práticas das instituições de ensino, as quais precisam contemplar o desenvolvimento de seres pensantes e criativos, indo além da transferência de conhecimento. Nesse panorama o Design Thinking surge como uma ferramenta capaz de apoiar uma nova jornada de aprendizado baseada em propósito e desenvolvimento de soft skills. A abordagem do Design Thinking vai desde a exploração do problema até a validação do protótipo - passa por um processo exploratório e em constante inovação focado no ciclo de tentativa e erro. Adaptar essa abordagem para a educação foi a base do piloto descrito neste artigo, o piloto buscou apresentar as macro etapas do Design Thinking e estimular a capacidade inovadora de construção de soluções, cocriação e o nível de engajamento dos participantes, crianças entre 7 e 10 anos. Além da abordagem, foi utilizada a metodologia Problem Based Learning (PBL) durante todo o processo formativo e a abordagem hands-on para construção de protótipos de baixa complexidade. Como resultado da experiência foi possível perceber que as crianças, além dos conteúdos técnicos, tiveram suas habilidades socioemocionais estimuladas, tais como: trabalho em equipe, confiança e flexibilidade. Ademais, as lições aprendidas dessa experiência consolidaram práticas que podem ser aplicadas em novas turmas e contextos.

Artigo completo:

The way society has become related, just as its learning process has been modified along with the movement of digital transformation. The challenge of this movement also reflects in the educational institutions practices, which need to consider the development of critical thinking and creative beings, going beyond the transfer of knowledge. In this context Design Thinking emerges as a tool capable of supporting a new learning journey based on purpose and soft skills development. The Design Thinking approach ranges from exploring the problem to validating the prototype - through an exploratory and constantly evolving process focused on the trial and error cycle. Adapt this approach to education was the basis of the pilot described in this article, the pilot sought to present the macro steps of Design Thinking and stimulate the innovative capacity for building solutions, co-creation and the level of engagement of the participants, children between 7 and 10 years . In addition to the approach, the Problem Based Learning (PBL) methodology was used throughout the training process, as the same as the hands-on approach for the construction of low complexity prototypes. As a result of the experience it was possible to perceive that the children, besides the technical contents, had their social-emotional abilities stimulated, such as: teamwork, confidence and flexibility. In addition, the lessons learned from this experience have consolidated practices that can be applied in new classes and contexts.

Palavras-chave: design thinking, educação, crianças, transformação digital,

Palavras-chave: design thinking, education, children, digital transformation,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0317

Referências bibliográficas
  • [1] Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, Issue, pp.84-87.
  • [2] Brown, T. (2010). Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier.
  • [3] Brown Travis J., & Kuratko, D. F. The (2015). Impact of Design and Innovation on the Future of Education. Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts, Vol 9, No 2.
  • [4] Grando, N. (2011). Usando design thinking para criar e inovar nos negócios. Disponível em Disponível em:. Acesso em 11 jan. 2019.
  • [5] IDEO. (2012). Design thinking for educators. Disponível em: . Acesso em 12 de jun. de 2019.
  • [6] Pinheiro, T., Alt, L., & Pontes, F. (2012). Design Thinking Brasil: empatia, colaboração, e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. São Paulo: Elsevier.
  • [7] Simon, H. (1969). The Sciences of the Artificial. Cambridge: MIT Press.
  • [8] Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I. K., Lucena, B., & Russo, B. (2012). Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press.
Como citar:

Branco, Janaína Campos; Santos, Andrea Gomes dos; "Ensino de Design Thinking para crianças: vivências e experimentações práticas", p. 1046-1051 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0317

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações