Relatos das conversações - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ensino de design na atualidade: desafios e perspectivas a partir das experiências na pandemia de Covid-19

Ensino de design na atualidade: desafios e perspectivas a partir das experiências na pandemia de Covid-19

VICHY, Paola ; CONTINO, Joana M. ; MONTEIRO, Gisela ; OLIVA, Marcos ;

Relatos das conversações:

Nos anos 1960, a Design Research Society (Sociedade de Pesquisas em Design) foi criada a partir de um movimento que buscava uma definição para o Design, teorizando a profissionalização da área e a distinção sistemática entre a prática de design da arte e do artesanato. Diversas discussões foram levantadas e ainda estão presentes até hoje no campo, como o enquadramento rígido do Design como ciência em contrapartida à característica dinâmica dos problemas que o designer tem que enfrentar (RITTEL, 1987). Nesse sentido, Bonsiepe (2011) ressalta que o designer tem a função de integrar ciência e tecnologia, destacando o desenvolvimento de projetos para a vida cotidiana de uma sociedade, corroborando as demais visões apresentadas.

Relatos das conversações:

Nos anos 1960, a Design Research Society (Sociedade de Pesquisas em Design) foi criada a partir de um movimento que buscava uma definição para o Design, teorizando a profissionalização da área e a distinção sistemática entre a prática de design da arte e do artesanato. Diversas discussões foram levantadas e ainda estão presentes até hoje no campo, como o enquadramento rígido do Design como ciência em contrapartida à característica dinâmica dos problemas que o designer tem que enfrentar (RITTEL, 1987). Nesse sentido, Bonsiepe (2011) ressalta que o designer tem a função de integrar ciência e tecnologia, destacando o desenvolvimento de projetos para a vida cotidiana de uma sociedade, corroborando as demais visões apresentadas.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2022-c14

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

VICHY, Paola; CONTINO, Joana M.; MONTEIRO, Gisela; OLIVA, Marcos; "Ensino de design na atualidade: desafios e perspectivas a partir das experiências na pandemia de Covid-19", p. 8452-8461 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-c14

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações