Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ensino de design de mobiliário urbano em uma situação emergencial: relato de experiência

Urban furniture design teaching in an emergency case: experience report

SAKURAI, Tatiana ; CURCIO, Gustavo Orlando Fudaba ;

Artigo:

Neste artigo apresenta-se a experiência didática-pedagógica desenvolvida na disciplina obrigatória AUP2416 - Projeto de Produto VIII - Cidade do curso de graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Em 2017, um contexto particular motivou a criação de uma proposta experimental, a partir do qual a escolha de uma temática contemporânea, o ensino de projeto e as narrativas de prática profissional foram articulados em prol de um ambiente de criação e aprendizagem. Como área de intervenção foi escolhido um trecho elevado de ligação viária, o Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, localizado na cidade de São Paulo, Brasil. Os autores deste trabalho, docentes responsáveis pela experiência, adotam o Relato de experiência - RE como base deste registro, de natureza qualitativa.

Artigo:

This paper presents the didactic-pedagogical experience developed in the discipline AUP2416 - Product Design VIII - City of the undergraduate course in Design at the School of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo. In 2017, a particular context motivated the creation of an experimental proposal, from which the choice of a contemporary theme, project teaching and professional practice narratives were articulated in favor of an environment of creation and learning. As an intervention area, an elevated of road connection was chosen, the Elevado Presidente João Goulart, popularly known as Minhocão, located in the city of São Paulo, Brazil. The authors of this work, professors responsible for the experience, adopt the Experience Report - RE as the basis for this document, of a qualitative nature.

Palavras-chave: Design de Produto; Urbanismo; Ensino.,

Palavras-chave: Product Design; Urbanism; Learning.,

DOI: 10.5151/ped2022-4346432

Referências bibliográficas
  • [1] ANTHERO, F. Método aberto de projeto para uso no ensino de Design Industrial. Revista Design em Foco, v. III, n.º Salvador, jan./jun. 2006.
  • [2] BUCHANAN, R. Rhetoric, Humanism and Design, Discovering Design: Explorations. Design Studies, 1995.
  • [3] BUCHANAN, R. Wicked Problems in Design Thinking. Design Issues, v. 8, n. 2, 1992, p. 5-21.
  • [4] BUTLER, A.; SINCLAIR, K. A. Place Matters: A Critical Review of Place Inquiry and Spatial Methods in Education Research. Review of Research in Education, v. 44, n. 1, p. 64–96, mar. 2020.
  • [5] CULLEN, G. The Concise Townscape. [s.l.]. Van Nostrand Reinhold Company, 1961.
  • [6] FRASCARA, J. User-centred Graphic Design: Mass Communication and Social Change, London/ New York: Taylor & Francis, 1997.
  • [7] JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. [s.l.]. WMF M. Fontes, 2009.
  • [8] LUPTON, E. Apresentação. In: NOBLE, I; BESTLEY, R. Pesquisa Visual: Introdução às Metodologias de Pesquisa em Design Gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • [9] MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998.
  • [10] MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021. Disponível em . Acesso em 19/02/2022.
  • [11] NOBLE, I; BESTLEY, R. Pesquisa Visual: Introdução às Metodologias de Pesquisa em Design Gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • [12] SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020. Disponível em . Acesso em 27/07/2022.
  • [13] VILÉM, F. The Shape of Things: A Philosophy of Design. London: Reaktion Books, 1999.
  • [14] WHEELER, A. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.
  • [15] YAMAMOTO, R. Papel Social do Designer Gráfico: Realidade e Premissas. Trabalho de Conclusão de Curso, FAUUSP, 2014.
Como citar:

SAKURAI, Tatiana; CURCIO, Gustavo Orlando Fudaba; "Ensino de design de mobiliário urbano em uma situação emergencial: relato de experiência", p. 3541-3559 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4346432

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações