Junho 2019 vol. 2 num. 1 - Encontro Anual da Biofísica 2019

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ENSINO DE BIOFÍSICA E COMPLEXIDADE: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

ENSINO DE BIOFÍSICA E COMPLEXIDADE: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Silva, Mayara Gomes da ; Dias, Márcia Adelino da Silva ; Luna, Karla Patrícia de Oliveira ;

Artigo completo:

Há várias discussões na área da educação e do ensino de ciências, que criticam o modelo positivista, cartesiano, reducionista, enfatizando uma necessária superação desse paradigma, visto as mudanças decorrentes do desenvolvimento do pensamento científico e educacional. De fato, é preciso deslocar-se dessa visão mecanicista e compreender os processos educativos como sistêmicos, dialógicos e mutáveis. Por outro lado, de acordo com Moraes (2008), é preciso reconhecer que não se muda um paradigma educacional da noite para o dia, apenas colocando uma nova roupagem ou camuflando velhas teorias. Daí suscitam as seguintes indagações: o que fazer? Por onde começar?

Artigo completo:

Há várias discussões na área da educação e do ensino de ciências, que criticam o modelo positivista, cartesiano, reducionista, enfatizando uma necessária superação desse paradigma, visto as mudanças decorrentes do desenvolvimento do pensamento científico e educacional. De fato, é preciso deslocar-se dessa visão mecanicista e compreender os processos educativos como sistêmicos, dialógicos e mutáveis. Por outro lado, de acordo com Moraes (2008), é preciso reconhecer que não se muda um paradigma educacional da noite para o dia, apenas colocando uma nova roupagem ou camuflando velhas teorias. Daí suscitam as seguintes indagações: o que fazer? Por onde começar?

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/biofisica2019-20

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, D. F. A contribuição de Carlos Chagas Filho para a institucionalização da pesquisa científica na universidade brasileira. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.19, n.2, abr.-jun. 2012.
  • [2] ALMEIDA, M. C. Para comprender la complejidad. Multiversidad mundo real Edgar Morin. México, DFAC Hermosillo, 2008.
  • [3] BISCHOF, M. Some remarks on the history of Biophysics (and its future). Current Development of Biophysics, v. 22, 1996.
  • [4] BIOPHISICAL SOCIETY. What is Biophisics? Disponível em: Acesso em: 14 fev. 2019.
  • [5] CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. 11ª ed. São Paulo: Cultrix, 2009.
  • [6] CAUDURO, P. J.; LUDKE, E. Revisão bibliográfica sobre o ensino de biofísica: uma análise de artigos de 2004 a 201 Vivências. Vol. 13, N.24: p.418-424, Maio/2017.
  • [7] FÁVERO, A. A.; TAUCHEN, G. Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 175-192, jan. /jun. 2013.
  • [8] FRUMENTO, A. S. Biofísica, Antonio S. Frumento. México: Editora Intermédica, 1972.
  • [9] GARCIA, E. A. C. Biofísica. São Paulo: SARVIER, 2002.
  • [10] GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  • [11] HENEINE, I. F. Biofísica básica. 2. Reemp. Rio de Janeiro: Atheneu Editora, 1991.
  • [12] JUNQUEIRA, L.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 20
  • [13] MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em aberto, v. 16, n. 70, 2008.
  • [14] MOREIRA, C. H.; ROCHA, G. B.; TENÓRIO, A. C.; SILVA, R. M.; ROCHA, I. C. P. A Biofísica na formação do biólogo e a opinião dos docentes formadores da área. In: Anais do 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil. Recife – PE, Setembro de 2018.
  • [15] MOURÃO, C. A.; ABRAMOV, D. M. Biofísica essencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
  • [16] MUÑOZ, J. C.; FLORES, M. V.; CASSIBBA, R. POR QUÉ ES NECESARIA UNA DIDÁCTICA DE LA BIOFÍSICA. ANALES AFA. Vol. 23. No. 1. 2013.
  • [17] ROCHA, G. B. Perspectivas docentes e curriculares da Biofísica nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas na contemporaneidade. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Recife – PE, 20
Como citar:

Silva, Mayara Gomes da; Dias, Márcia Adelino da Silva; Luna, Karla Patrícia de Oliveira; "ENSINO DE BIOFÍSICA E COMPLEXIDADE: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS", p. 71-73 . In: Anais do Encontro Anual da Biofísica 2019. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2019-20

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações