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Ensino-Aprendizagem por meio do Design pela perspectiva da Gestão de Design e da Abordagem Sistêmica

Teaching-Learning through Design from the Perspective of Design Management and The Systemic Approach

FERREIRA, Alais Souza ; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de ;

Artigo:

Este artigo objetiva descrever o processo de ensino-aprendizagem mediante o design e a gestão de design pela abordagem sistêmica para descobrir como podem ser aplicadas no ensino-aprendizagem de adolescentes, jovens e educadores. A pesquisa é teórica, aplicada, qualitativa, descritiva e tem como procedimentos metodológicos a revisão tradicional da literatura e a pesquisa-ação. Encontrou-se como resultado da revisão tradicional da literatura os termos: educação através do design (EdaDe) e pedagogia sistêmica. Durante a pesquisa-ação, aplicou-se a EdaDe no projeto piloto de capacitação de jovens aprendizes (2018) e no projeto de extensão DesConstrói Aprendizagem (2021), ambos realizados na organização educacional filantrópica Irmandade do Divino Espírito Santo que utiliza a pedagogia sistêmica. Esses projetos desenvolveram em seus participantes: a capacidade de integrar conhecimentos, pensamento (criativo e crítico) e ação para resolver problemas; a motivação, o interesse, a curiosidade, a autonomia, a tomada de decisões e as habilidades de comunicação ao materializarem suas ideias.

Artigo:

This article aims to describe the teaching-learning process through design and design management through the systemic approach to discover how they can be applied in teaching-learning of adolescents, young people and educators. The research is theoretical, applied, qualitative, descriptive and has as methodological procedures the traditional literature review and action research. The following terms: education through design (EdaDe) and systemic pedagogy were found as a result of the traditional literature review. During the action research, EdaDe was applied to the pilot project to train young apprentices (2018) and in the extension project DesConstrói Aprendizagem (2021), both carried out in the philanthropic educational organization Irmandade do Divino Espírito Santo that uses systemic pedagogy. These projects developed in their participants: the ability to integrate knowledge, thinking (creative and critical) and action to solve problems; motivation, interest, curiosity, autonomy, decision-making and communication skills when materializing their ideas.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem por meio do Design; Gestão de Design; Abordagem Sistêmica.,

Palavras-chave: Teaching-Learning through Design; Design Management; Systemic Approach.,

DOI: 10.5151/ped2022-4348486

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Como citar:

FERREIRA, Alais Souza; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; "Ensino-Aprendizagem por meio do Design pela perspectiva da Gestão de Design e da Abordagem Sistêmica", p. 3617-3640 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4348486

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