CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ensaio de interação na avaliação de recomendações para o design de recursos pedagógicos digitais acessíveis

Interaction test in the evaluation of recommendations for the design of accessible digital pedagogical materials

Reque, Marluce ; Bueno, Juliana ;

CIDI:

Os recursos pedagógicos acessíveis podem ser utilizados em programas de Estimulação Visual para aprimorar a eficiência do funcionamento visual de pessoas com baixa visão. Uma possibilidade de contribuir com essa prática e com a inclusão digital é utilizar estratégias que tornem os recursos digitais acessíveis ao seu público. Para isso, etapas anteriores da pesquisa base deste estudo levantaram e propuseram recomendações para o desenvolvimento de recursos pedagógicos digitais acessíveis, voltados à estimulação visual da baixa visão. Compreendendo a importância de avaliar a efetividade dessas recomendações, o objetivo deste estudo é apresentar o processo da etapa de testagem. Onde houve a análise e validação de um recorte das recomendações propostas. Esta etapa foi realizada através de ensaios de interação e contou com a participação de discentes com baixa visão e docentes parceiros do projeto. Ao final, todas as 43 recomendações testadas foram consideradas satisfatórias.

CIDI:

The accessible pedagogical materials can be used in Visual Stimulation programs to improve the efficiency of visual functioning of people with low vision. One possibility to contribute to this practice and to digital inclusion is to use strategies that make digital materials accessible to your audience. For this, the previous stages of the basic research of this study raised and proposed recommendations for the development of accessible digital pedagogical materials, aimed at the visual stimulation of low vision. Understanding the importance of evaluating the effectiveness of these recommendations, the objective of this study is to present the process of the testing stage. Where there was the analysis and validation of a cut of the proposed recommendations. This stage was carried out through interaction tests and had the participation of students with low vision and professors who were partners in the project. In the end, all 43 recommendations tested were considered satisfactory.

Palavras-chave: baixa visão, acessibilidade, interface gráfica, recursos pedagógicos acessíveis,

Palavras-chave: low vision, accessibility, graphic interface, accessible teaching resources,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-37_649565

Referências bibliográficas
  • [1] Barraga, N. C., & Morris, J. E. (1980). Program to develop efficiency in visual functioning. Louisville, Kentucky: American Printing House for the Blind.
  • [2] Brasil (2008). Diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado na educação básica. Ministério da educação. Secretaria de Educação Especial.
  • [3] http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192
  • [4] Bueno, J. (2019) Tela Multitoque para Auxílio ao Atendimento Especializado de Pessoas com Baixa Visão: uma experiência centrada no humano. Projeto de pesquisa. Registro nº 201929443 - Banco de Pesquisas da UFPR. 2019
  • [5] CAEE. (2019). Proposta pedagógica do atendimento educacional especializado na área da deficiência visual. Curitiba: Secretaria de Educação e Esporte do Estado do Paraná.
  • [6] Cybis, W. A. (2003). Engenharia de usabilidade: uma abordagem ergonômica. https://pt.scribd.com/doc/212809093/Walter-Cybis-Engenharia-de-Usabilidade-Uma-Abordagem-Ergonomica
  • [7] Cybis, W. A., Betiol, A., Faust, R. (2015). Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. 3 ed. São Paulo: Novatec Editora.
  • [8] Dall’acqua, M. J. C. (2002). Intervenção no ambiente escolar: estimulação visual de uma criança com visão subnormal ou baixa visão. São Paulo: Editora UNESP.
  • [9] Ideo.org. (2015). The Field Guide to Human-Centered Design. 1. ed. Recuperado de https://www.designkit.org/resources/1
  • [10] Kulpa, C & Amaral, F. G. (2015). Avaliação da interação entre usuários de baixa visão e as interfaces gráficas digitais de um tablet: foco na usabilidade. Anais [Oral] do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings [Oral] of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2, 670-681]. São Paulo: Blucher. ISSN 2318-6968, DOI 5151/designpro-CIDI2015-cidi_78
  • [11] Lima, E. C. (2022). Baixa visão: recursos fundamentais para inclusão. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos. https://trocandosaberes.com.br/publicacoes/projeto-capacitar-para-incluir-baixa-visao-recursos-fundamentais-para-inclusao/
  • [12] Padovani, S. & Schlemmer, A. (2021). Ensaio de interação ou teste de usabilidade... afinal, do que estamos falando?. Anais do 10º Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Blucher, pp. 1154-1171.
  • [13] Peters, D. Interface Design for Learning: Design Strategies for Learning Experiences. New Riders, 2014.
  • [14] Pontis, S. (2019). Making Sense of Field Research: a Practical Guide for Information Designers. New York, NY : Routledge.
  • [15] Preece, J., Rogers, Y., Sharp, H. (2005). Design de Interação Além da interação Humano-Computador.
  • [16] Sartoretto, M. L. & Bersch. R. D. C. R. (2010). A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial. https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/4477/fasciculo_6_15841022072542_4477.pdf
  • [17] Tavarayama, R. (2011). O uso de recursos tecnológicos como facilitadores no atendimento educacional especializado com portadores de baixa visão. Nucleus, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 381-392, 28 out. 2011. Fundação Educacional de Ituverava. http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.602.
Como citar:

Reque, Marluce; Bueno, Juliana; "Ensaio de interação na avaliação de recomendações para o design de recursos pedagógicos digitais acessíveis", p. 567-584 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-37_649565

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações