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Encontrado! Campanha de ''achados e perdidos'' como proposta de design de informação

Found! A

Pivetti, Michaella; Molinaro, Fernanda;

Artigo Completo:

Como comunicar a uma pessoa específica, porém desconhecida e anônima, uma mensagem que a informe e seja por ela reconhecida? A questão norteou o projeto experimental ''achados e perdidos'' – campanha de recuperação de objetos perdidos em ambientes fechados (como escolas, hospitais e empresas) – e estimulou as reflexões deste artigo que se desenvolve por meio da análise do processo de trabalho. A hipótese comum aos dois, projeto e artigo, é de que seja possível realizar uma comunicação tão pessoal e particularizada por meio da utilização de um padrão gráfico cuja composição formal se restrinja a elementos de síntese e universalidade, característicos da comunicação visual moderna. Com base na premissa formulada por Bruno Munari de que o comunicador visual precisa ''encontrar as imagens comuns a muitos'' para construir suas mensagens, o artigo parte da conceituação do design para introduzir aspectos de semântica visual, linguagem gráfica e de metodologia de projeto. Entende-se que o exercício de associar conceitos e processo, teoria e prática, seja essencial ao design – a partir da experiência do projeto, o artigo propõe uma elaboração sobre o material de análise que possa contribuir com a pesquisa em design de informação, principalmente no que se refere à construção de parâmetros para tal exercício.

Artigo Completo:

How to communicate to a specific person, yet unknown and anonymous, a message that informs and is recognized by this person? The question guided the experimental project ''lost and found'' – recovery campaign of lost objects indoors (such as schools, hospitals and businesses) – and stimulated the reflections of this article that develops with the analysis of the work process. The hypothesis common to both, project and article, that it is possible to perform such personal and particularized communication through the use of a graphic pattern of which formal composition elements are restricted in the borders of synthetic and universal design limits, characteristic of modern visual communication. Based on the premise formulated by Bruno Munari that the visual communicator needs to ''find common images to many'' to build his messages, the article begins from concepts of design to introduce aspects of visual semantics, graphic language and design methodology. It is believed that the exercise of associating concepts and process, theory and practice, is essential to design – based on the project experience, the article proposes an elaboration of the work process and its elements that might contribute to the research on information design, especially with respect to the building of the parameters required by such an exercise.

Palavras-chave: design pesquisa comunicação visual projeto, design, research, visual communication, project,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_183

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Como citar:

Pivetti, Michaella; Molinaro, Fernanda; "Encontrado! Campanha de ''achados e perdidos'' como proposta de design de informação", p. 209-221 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_183

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