Julho 2025 vol. 11 num. 1 - XV Encontro Científico de Física Aplicada
Artigo - Open Access.
Empuxo em nossas vidas: Ensino sobre o empuxo no cotidiano utilizando aprendizagem ativa (Peer Instruction)
Buoyancy in Our Lives: Teaching Buoyancy in Everyday Life Using Active Learning (Peer Instruction)
Basílio, Daniel Cipriano ; Buffon, Luiz Otávio ; Piumbini, Cleiton Kenup ; Vassem, Gilceia Libera Sarnaglia ;
Artigo:
A Escola EEEFM Maria Ortiz tem vista para o porto de Vitória, o que despertou a curiosidade dos alunos sobre como os navios podem flutuar. Utilizamos esse contexto para aplicar o método de Instrução por Pares, uma metodologia ativa que estimula a autonomia dos alunos. A proposta incluiu uma aula expositiva com experimentos como o uso de um dinamômetro e um submarino de garrafa e uma aula prática com a ferramenta Plickers. Divididos em grupos, os alunos discutiram e responderam a questões conceituais. Os resultados foram analisados por turma, considerando desempenho, participação e qualidade dos debates. A abordagem se mostrou eficaz na promoção de uma aprendizagem significativa.
Artigo:
The EEEFM Maria Ortiz School overlooks the port of Vitória, which sparked students' curiosity about how ships can float. We used this context to apply the Peer Instruction method, an active methodology that encourages student autonomy. The proposal included a lecture with experiments — such as the use of a dynamometer and a bottle submarine — and a practical class using the Plickers tool. Divided into groups, students discussed and answered conceptual questions. The results were analyzed by class, considering performance, participation, and quality of debates. The approach proved effective in promoting meaningful learning.
Palavras-chave: Empuxo, Fluido, Arquimedes, Navio, Aprendizagem ativa,
Palavras-chave: Buoyancy, Fluid, Archimedes, Ship, Active learning,
DOI: 10.5151/xvecfa-2025019
Referências bibliográficas
- [1] MAZUR, Eric. *Peer Instruction: A Revolução da Aprendizagem Ativa*. Penso Editora, 2015.
- [2] MÜLLER, Maykon; ARAUJO, Ives; SCHELL, Julie. A literature review on the implementation of Peer Instruction interactive teaching method (1991 to 2015). *Revista Brasileira de Ensino de Física*, 2015.
- [3] ÁLVARENGA, Beatriz; MÁXIMO, Antônio. *Curso de Física*, volume 2. 2. ed. Scipione, 2000.
- [4] RAMALHO, Nicolau; TOLEDO. *O Fundamentos da Física*, Vol. 3. 7. ed. Moderna, 1999.
- [5] OSTERMANN, F.; PUREUR, P. *Supercondutividade*. São Paulo: Livraria da Física, 200
- [6] HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. *Fundamentos de Física*. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v. 2.
Como citar:
Basílio, Daniel Cipriano; Buffon, Luiz Otávio; Piumbini, Cleiton Kenup; Vassem, Gilceia Libera Sarnaglia; "Empuxo em nossas vidas: Ensino sobre o empuxo no cotidiano utilizando aprendizagem ativa (Peer Instruction)", p. 104-107 . In: Anais do XV Encontro Científico de Física Aplicada.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2358-2359,
DOI 10.5151/xvecfa-2025019
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações