Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Emoção no mangá a partir da expressão facial

Souza, Natali Furquim de ; Battaiola, André Luiz ; Souza, Tiago Vinicius de ;

Artigo completo:

 

Os mangás são um dos inúmeros tipos de históriasem quadrinhos, e conta com uma série de características próprias que os tornamsingular. O mangá faz parte da cultura dos japoneses desde a sua infância, econtinuam fazendo parte durante toda sua vida, pois existem mangás para todosos tipos de pessoas, independente de idade, gênero ou orientação sexual.Portanto o mangá tem uma linguagem que faz parte da cultura japonesa, e vaisendo aprendida junto com a mesma. E uma parte desta linguagem é a ênfase naemoção, tudo dentro das páginas se interliga e se completa para que uma emoçãoseja transmitida ao leitor e sentida por ele. O ponto inicial disso são asexpressões faciais, já muito estudadas nos seres humanos e muito utilizadas nashistórias em quadrinhos. Dentro do mangá elas são transformadas em uma forma delinguagem. Este artigo analisa como se transmite emoções no mangá sob o pontode vista de conceitos advindos das pesquisas em expressões faciais. 

Artigo completo:

Palavras-chave: Mangá; Histórias em quadrinhos; Emoção; Expressão Facial; Cultura Japonesa,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-028

Referências bibliográficas
  • [1] BORGES, M. Patrícia. Traços ideogramáticos na linguagem dos animes. Via Lattera, 2008.CHINEN, Nobu, Linguagem Mangá - conceitos básicos. Criativo Editora, 2013. EKMAN, Paul, Emotion in the human face, 1972. LIBRALON, L. Gustavo. Modelagem computacional para reconhecimento de emoções baseada na análise facial. 220. Tese Doutorado. ICMC –USP. São Carlos, dezembro de 2014.
Como citar:

Souza, Natali Furquim de; Battaiola, André Luiz; Souza, Tiago Vinicius de; "Emoção no mangá a partir da expressão facial ", p. 298-306 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-028

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações