Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Embalagens de produtos lácteos: uma análise dos elementos gráficos como fator informacional

Dairy product packaging: an analysis of graphic elements as an informational factor

Maciel, Carmem Helena Ribeiro ; Castro, Erika Veras de ; Guilhon, David ; Santos, Ester Costa dos ; Vieira, Camila dos Santos ;

Short Paper:

"O propósito deste artigo é analisar as características presentes em diferentes marcas de leite presentesno mercado regional. Visto que, alguns produtos não possuem informações sobre o tipo do produto,claras ou em destaque, o que acaba causando uma certa confusão para o consumidor. Sendo assim, foilevado em conta e destacado a importância de três aspectos sempre existentes nesse tipo deembalagem, que são a embalagem em si, as cores e a tipografia. Para isso, foi utilizada e adaptada ametodologia de Mijksenaar, a qual leva em conta e aborda o design informacional, através dela pode-seanalisar diversos aspectos de uma embalagem. Portanto, a partir de todas as etapas finalizadas, foipossível obter algumas conclusões sobre as embalagens em questão e o padrão estabelecido por cadauma das marcas."

Short Paper:

"The purpose of this article is to analyze the characteristics present in different brands of milk present in theregional market. Since, some products do not have information about the type of product, clear orhighlighted, which ends up causing some confusion for the consumer. Thus, it was taken into account andhighlighted the importance of three aspects that are always present in this type of packaging, which are thepackaging itself, colors and typography. For this, the Mijksenaar methodology was used and adapted,which takes into account and addresses the informational design, through which it is possible to analyzevarious aspects of a package. Therefore, from all the completed steps, it was possible to draw someconclusions about the packaging in question and the standard established by each of the brands."

Palavras-chave: Embalagem, leite, mercado, análise,

Palavras-chave: packing, milk, market, analyze,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-129-355574-CONGIC-Comunicacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. Revisores Heliodoro Teixeira
  • [2] Bastos; Clotilde Perez. 5a Edição revisada e ampliada. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
  • [3] FARIA, Marcos Arêas de; SOUSA, Caissa Veloso e. A Influência da Embalagem no Composto
  • [4] de Marketing. In: IV Congresso Nacional de Excelência e Gestão, , 2008, Niteroi, Rj.
  • [5] LINHARES, Fernando de Oliveira; PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.. In: XI Congresso de
  • [6] Iniciação Cientifica da Universidade Federal de Campina Grande, 9., 2013, Campina
  • [7] Grande. Estudo de Aspectos Perceptivos e Simbólicos das Core em Embalagem de Leite
  • [8] para Identificação e Localização de Variedades. Campina Grande: Propex, 2013. p. 1-
  • [9] NEGRÃO, Celso; CAMARGO, Eleida. Design de embalagem: do marketing á produção. São
  • [10] Paulo: Novatec Editora Ltda, 2008.
  • [11] PEREIRA, Priscila Zavadil; SILVA, Régio Pierre da. Design de Embalagem: proposição de
  • [12] princípios para o projeto gráfico. Educação Gráfica, Rio Grande do Sul, v. 15, n. 02,
  • [13] p. 1-20, 2011.
  • [14] STEWART, Bill. Estratégias de design para embalagens: volume 5. São Paulo: Edgar
  • [15] Blucher Ltda, 2003. 181 p.*
  • [16] C. H. R. Maciel | Embalagens de produtos lácteos: uma análise dos elementos gráficos como fator informacional 1676
  • [17] TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. São Paulo:
  • [18] Ateliê Editorial, 2007. 215 p."
Como citar:

Maciel, Carmem Helena Ribeiro ; Castro, Erika Veras de ; Guilhon, David ; Santos, Ester Costa dos ; Vieira, Camila dos Santos ; "Embalagens de produtos lácteos: uma análise dos elementos gráficos como fator informacional", p. 1674-1681 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-129-355574-CONGIC-Comunicacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações