Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Elicitação gráfica e a memorização de textos didáticos de medicina

Graphic elicitation and memorization of medical textbooks

KUPCZIK, Vanessa ; SPINILLO, Carla Galvão ;

Artigo:

O curso de medicina é considerado um dos mais difíceis e trabalhosos. Na sua forma pedagógica tradicional, exige-se do aluno uma alta memorização de conteúdos. Por conta disso, os discentes utilizam diversas formas de memorização como resumos, esquemas e desenhos. O objetivo desta pesquisa foi verificar o efeito da elicitação gráfica de um texto didático de medicina na memória de curto e de longo prazo dos alunos participantes. Isso foi possível por meio de um experimento que envolveu a leitura de um texto, sua representação e a elicitação gráfica. Os resultados indicam que a elicitação gráfica pode ser considerada um artefato cognitivo que pode contribuir para memorização e posterior recordação de textos didáticos de medicina.

Artigo:

The medical course is considered one of the most difficult and laborious. In its traditional pedagogical form, a high degree of memorization of contents is required from the student. Because of this, students use various forms of memorization such as summaries, schemes and drawings. The objective of this research was to verify the effect of graphic elicitation of a medical textbook on the short and long-term memory of the participating students. This was possible through an experiment that involved reading a text, its representation and graphic elicitation. The results indicate that graphic elicitation can be considered a cognitive artifact that can contribute to memorization and later recall of medical textbooks.

Palavras-chave: elicitação gráfica; curso de medicina; linguagem visual.,

Palavras-chave: graphic elicitation; medicine course; visual language.,

DOI: 10.5151/ped2022-4175280

Referências bibliográficas
  • [1] ALSAID, B. Slide shows vs graphic tablet live drawing for anatomy teaching. Morphologie. v. 100 n. 331, 2016.
  • [2] ALSAID, B.; BERTRAND, M. Students’ memorization of anatomy, influence of drawing. Morphologie, v. 100 p. 2-6, 2016.
  • [3] ANDERSON, M. C. Incidental Forgetting In: BADDELEY, A.; EYSENCK, M.; ANDERSON, M. C. Memory. 2nd ed. London and New York: Psychology Press – Taylor & Francis Group, 2015.
  • [4] ARRUDA, W. O Neurônio e o Tecido Nervoso. In: MENESES, M. Neuroanatomia Aplicada. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara-Koogan, 2011.
  • [5] BADDELEY, A. What is memory? In: BADDELEY, A.; EYSENCK, M.; ANDERSON, M. C. Memory. 2nd ed. London and New York: Psychology Press – Taylor & Francis Group, 2015
  • [6] BANKS, M. Visual methods in social research. London, United Kingdom: Sage, 2001.
  • [7] BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
  • [8] BERTIN, J. Sémiologie graphique: Les diagrammes - Les réseaux - Les cartes. Paris: Gauthier-VillarsMouton & Cie, 1973.
  • [9] BERTIN, J. Semiology of Graphics: diagrams, networks, maps. Redlands: Esri Press, 2010.
  • [10] BLACK, K; WARHURST, R. Opening the visual methods toolbox In: SAUNDERS, M; TOSY, P. Handbook of Research Methods on Human Resource Development. Cheltenham, UK; Northampton, USA: Edward Elgar Publishing Limited, 2015. p. 127-140.
  • [11] BORDAGE, G.; ZACKS, R. The structure of medical knowledge in the memories of medical students and general practitioners: categories and prototypes. Medical Education, v. 18, p. 406-416, 1984.
  • [12] COPELAND, A.; AGOSTO, D. Diagrams and Relational Maps: The Use of Graphic Elicitation Techniques with interviewing for Data Collection, Analysis, and Display. International Journal of Qualitative Methods, v. 11, n.5, p. 513-533, 20
  • [13] CRILLY, N. et al. Graphic elicitation: using research diagrams as interview stimuli. Qualitative Research, v. 6, n.3, p. 341–366, 2006.
  • [14] ENGELHARDT, Y. The Language of Graphics: a framework for the analysis of syntax and meaning in maps, charts and diagrams. 2002. Tese (Doutorado) Universiteit van Amsterdam, Amsterdan, 2002.
  • [15] ERICSSON, K. A. Analysis of memory performance in terms of memory skill. In: R. J. STERNBERG (ed.). Advances in the psychology of human intelligence. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1988. p. 137–179.
  • [16] EYSENK, M. W.; KEANE, M. T. Manual de psicologia cognitiva. 7º ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
  • [17] FINN, G. M.; WHITE, P.M.; ABDELBAGI, I. The Impact of Color and Role on Retention of Knowledge: A Body-Painting Study Within Undergraduate Medicine. Anatomical Sciences Education. v. 4, p. 311-317, 2011.
  • [18] FOSTER, J.K. Memory: a very short introduction. New York: Oxford University Press, 2009.
  • [19] GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
  • [20] GRAÇA, C.S.G. Consumo de estimulantes cerebrais nos estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior. Orientador: Paulo Vitória. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina). Universidade da Beira Interior. Ciências da Saúde. Covilhâ, 2013.
  • [21] HEGARTY, M.; STEINHOFF, K. Individual differences in use of diagrams as external memory in mechanical reasoning. Learning and Individual Differences, n. 9, p. 19-42, 1997.
  • [22] HORN, R. Visual Language. Global Comunication for the 21st Century. Washington: MacroVY, 1998.
  • [23] IZQUIERDO, I. Memória. 3ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2018.
  • [24] JARA, D. et al. Factores influyentes em el rendimento académico de estudiantes del primer año de medicina. Anales de La Faculdade de Medicina, v. 69, n. 3, p. 193-19, 2008.
  • [25] JUN, T. et al. Thinking with Simple Diagrams in Healthcare Systems Design. INTERNATIONAL DESIGN CONFERENCE - DESING 2010. Proceedings... Dubrovnik: Croatia, 2010. p. 1784-1794.
  • [26] KUPCZIK, V. Elicitação gráfica como recurso mnemônico para textos didáticos de medicina: uma proposta de quadro conceitual. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2021.
  • [27] LORENZ, L.; KOLB, B. Involving the public through participatory visual research methods. Health Expectations, v. 12, p. 262-274, 2009.
  • [28] MENESES, M. Neuroanatomia Aplicada. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara-Koogan, 2011.
  • [29] MORI, M.; VALENTE, T. C. O.; NASCIMENTO, L. F. C. Síndrome de Burnout e Rendimento Acadêmico em Estudantes da Primeira à Quarta Série de um Curso de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 4, p. 536-540, 2012.
  • [30] MIJKSENAAR, P. Visual Function. New York: Princeton Architectural, 1997.
  • [31] NELSON A. P., GILBERT S. The Harvard Medical School Guide to Achieving Optimal Memory. London: McGraw-Hill, 2005
  • [32] NORMAN, D. A. Things that make us smart: defending human attributes in the age of the machine. New York: Addison Weslaey Publishing Company, 1993.
  • [33] NUNES, T.C. Investigação sobre queixas de memória e transtornos associados em acadêmicos de medicina da Universidade Federal Fluminense. Orientadora: Vilma Aparecida da Silva Fonseca, 2016. Dissertação (Mestrado). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2016.
  • [34] PAIVIO, A. Basic puzzles imagery research. In: DENIS, M; ENGELKAMP, J.; RICHARDSON, J. T. E. Cognitive and Neuropsychological Approaches to Mental Imagery. Dordrecht: Martins Nijhoff Publishers, 1988.
  • [35] PAIVIO, A. Mental Representations: a Dual Coding Approach. New York: Oxford University Press, 1990.
  • [36] PATEL, V., GROEN, G. J., FREDERIKSEN, C. H. Differences between medical students and doctors in memory for clinical cases. Medical Education, v. 20, n. 1, p. 3-9, 1986.
  • [37] PINTO, F. G. O cérebro ninja: como usar 100% do seu cérebro. São Paulo: Planeta, 2018.
  • [38] RIBEIRO, C. R. F. et al. O impacto da qualidade do sono na formação médica. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v. 12, n. 1, p. 8-14, 2014.
  • [39] SADOSKI, M.; GOETZ, E. T.; FRITZ, J. B. Impact of Concreteness on Comprehensibility, Interest, and Memory for Text: Implications for Dual Coding Theory and Text Design. Journal of Educational Psychology, v. 85, n. 2, p. 291-304, 1993.
  • [40] SADOSKI, M.; PAIVIO, A. Imagery and Text: A Dual Coding Theory of Reading and Writing. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
  • [41] SADOSKI, M; PAIVIO, A. Imagery and text: a dual coding theory of reading and writing. New York and London: Routledge – Taylor & Francis Group, 2013.
  • [42] SANTOS, F. S. et al. Estresse em Estudantes de Cursos Preparatórios e de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 2, p. 194-200, 2017.
  • [43] SHERIDAN, J. et al. Timelining: visualizing experience. Qualitative Research, v. 11, n. 5, p. 552 – 569, 2011.
  • [44] SLOTNICK, S.D. Cognitive Neuroscience of Memory. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
  • [45] STILES, D. Pictorial representation. In: CASSELL, C.; SYMON, G. Essential guide to qualitative methods in organizational research. London: Sage, 2004.
  • [46] TULVING, E. Concepts of Memory. In: TULVING, E.; CRAIK, F. I.M. The Oxford Handbook of Memory. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 33-43.
  • [47] TWYMAN, M. The Graphic presentation of language. Information Design Journal. v. 3, n. 1, p. 2-22, 1982.
  • [48] VIANNA, M. R. M. et al. Short and Long-term memory: Differential involvement of neurotransmitter systems and signal transduction cascades. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 72, n. 3, 2000.
  • [49] WAMMES, J.D.; MEADE, M. E, FERNANDES, M.A. Learning terms and definitions: Drawing and the role of elaborative encoding. Acta Psychologica. v. 179, p. 104-113, 2017.
  • [50] WOODS, N. N.; BROOKS, L. R.; NORMAN, G. R. It all makes sense: biomedical knowledge, causal connections and memory in the novice diagnostician. Advance in Health Science Education, v. 12, p. 405-415, 2007.
  • [51] WORTHEN, J. B.; HUNT, R. R. Mnemonology: Mnemonics for the 21st century. Hove, UK: Psychology Press, 2011.
  • [52] ZONTA, R. et al. Estratégias de Enfrentamento do Estresse Desenvolvidas por Estudantes de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 30 n. 3, p. 147-153, 2006.
Como citar:

KUPCZIK, Vanessa; SPINILLO, Carla Galvão; "Elicitação gráfica e a memorização de textos didáticos de medicina", p. 3519-3540 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4175280

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações