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Elementos informacionais em jogos para crianças com discalculia do desenvolvimento

Informational elements in games for children with developmental dyscalculia

Cezarotto, Matheus A. ; Cezarotto, Matheus A. ; Alves, Marcia M. ; Battaiola, André L. ;

Artigo Completo:

Este estudo avalia se os elementos gráficos informacionais de jogos computadorizados, enquanto intervenções neuropsicológicas a crianças com discalculia do desenvolvimento, contemplam os princípios do design da informação, além disso busca mapear possíveis contribuições na eficácia e na eficiência no âmbito informacional desses jogos. Assim, esse estudo se enquadra no eixo temático tecnologia. A pesquisa de objetivo exploratório, com abordagem qualitativa e natureza aplicada, utiliza uma revisão bibliográfica no âmbito da neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem escolar e do design da informação. Além disso, contempla um estudo analítico de 14 jogos destinados a crianças com discalculia do desenvolvimento cujo objetivo é observar sistematicamente seus elementos informacionais. O estudo resulta em uma caracterização da utilização de princípios do design da informação nesses jogos, bem como pondera sobre possíveis contribuições aos jogos para crianças com discalculia do desenvolvimento, considerando as necessidades cognitivas desse produto pelo viés do design da informação.

Artigo Completo:

This study evaluates if the informational graphics elements of computerized games while neuropsychological interventions for children with developmental dyscalculia, contemplate to the principles of information design, moreover one seeks to trace possible contributions in the effectiveness and the efficiency in the informational scope of these games. Thus, this study fits into the thematic axis technology. The research of exploratory aim, with a qualitative approach and applied nature, uses a bibliographical revision in the scope the neuropsychology of learning disorders and information design. In addition, it contemplates an analytical study of 14 games for children with developmental dyscalculia whose aim is to observe its informational elements systematically. The study results in a characterization using principles of design information in these games, as well as ponders on possible contributions to the games for children with developmental dyscalculia, considering the cognitive needs of this product by the bias of the information design.

Palavras-chave: game design, elementos informacionais, discalculia do desenvolvimento, game design, informational elements, developmental dyscalculia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_161

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Como citar:

Cezarotto, Matheus A.; Cezarotto, Matheus A.; Alves, Marcia M.; Battaiola, André L.; "Elementos informacionais em jogos para crianças com discalculia do desenvolvimento", p. 724-735 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_161

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