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Elementos de interface em aplicativos para smartphone: uma oficina para estudantes do ensino fundamental II

Interface elements in smartphone applications: a workshop for middle school

Ferreira, Miriam Nathalie F. Ferreira; Gonçalves, Berenice Santos; Damiani, Julia Carmen; Wangenheim, Christiane Gresse von;

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Diante da realidade atual, em que os indivíduos estão rodeados pela tecnologia, há necessidade de preparar os jovens para este cenário, não só como consumidores, mas também como criadores de artefatos tecnológicos. Embora já existam algumas iniciativas que oferecem cursos para jovens e crianças, o conteúdo geralmente é orientado à programação e não abrange áreas de conhecimento necessárias para o sucesso de artefatos digitais, como o design de interfaces. Em virtude da lacuna identificada, foi realizada uma oficina de design visual para alunos do 8o e 9o de uma escola municipal de Florianópolis, inserida em um curso de desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Assim, este artigo descreve e apresenta o relato desta oficina, cujo conteúdo limitou-se aos elementos da interface e composição. Após a oficina de design visual ressalta-se que os alunos conseguiram transferir parcialmente o conhecimento adquirido em seus projetos de interface estruturados no App Inventor. Oito dos nove participantes manifestaram interesse em aprender mais sobre design visual. Tendo em vista o interesse dos alunos e o resultado deste estudo de caso, será dada continuidade ao projeto ampliando a carga horária para a oficina de design visual.

Artigo completo:

Given the current reality, where we are surrounded by technology, there is a need to prepare the youngest for this new scenario, not only as consumers but also as creators of technological artifacts. Although there are already some initiatives that offer courses for young people and children, the content is generally program-oriented and does not cover areas of knowledge necessary for the success of digital artifacts, such as the design of visual interfaces. Due to the identified gap, a visual design workshop was held for K-12 from a municipal school in Florianópolis, enrolled in a course to develop smartphone applications. This article describes the report of this workshop. The content of this workshop was limited to interface elements and composition. After the visual design workshop the students were able to assimilate the content and transfer the knowledge gained in their structured interface projects in App Inventor. Eight of the nine participants expressed interest in learning more about visual design. Taking into account the interest of the students and the outcome of this case study, the project will be continued increasing the workload for the visual design workshop.

Palavras-chave: design visual, interface, smartphone,

Palavras-chave: visual design, interface, smartphone,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0129

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Como citar:

Ferreira, Miriam Nathalie F. Ferreira; Gonçalves, Berenice Santos; Damiani, Julia Carmen; Wangenheim, Christiane Gresse von; "Elementos de interface em aplicativos para smartphone: uma oficina para estudantes do ensino fundamental II", p. 785-796 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0129

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