Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ELABORAÇÃO DE UM JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO ENGENHARIA DE MÉTODOS

ELABORAÇÃO DE UM JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO ENGENHARIA DE MÉTODOS

Santos Junior, Francisco Mendes dos; Santos, José Gustavo Alex Sales dos; Silva, Keren Karolyne Nóbrega; Silva, Matheus Ferreira da; , ;

Artigo completo:

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia que eleva em 20% a qualidade no ensino, direcionada em vivências praticas, a mesma após aplicada gera desenvolvimento de habilidades complexas e pensamentos críticos. Buscando contribuir com o aprendizado de maneira dinâmica, este artigo tem o objetivo de apresentar a criação de um jogo, utilizando os conceitos básicos da engenharia de métodos. O jogo foi elaborado para facilitar a fixação dos conceitos já citados, sendo constituído por peças montáveis de mdf, que ao unir as 35 é formada uma águia, os participantes precisam realizar três etapas: A desmontagem, a separação das peças por cores e posteriormente a remontagem, todas as atividades tem um tempo que as limita, após realizada as três etapas, os participantes são responsáveis por criar um método mais eficiente, que utilize menos tempo e movimento.

Artigo completo:

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia que eleva em 20% a qualidade no ensino, direcionada em vivências praticas, a mesma após aplicada gera desenvolvimento de habilidades complexas e pensamentos críticos. Buscando contribuir com o aprendizado de maneira dinâmica, este artigo tem o objetivo de apresentar a criação de um jogo, utilizando os conceitos básicos da engenharia de métodos. O jogo foi elaborado para facilitar a fixação dos conceitos já citados, sendo constituído por peças montáveis de mdf, que ao unir as 35 é formada uma águia, os participantes precisam realizar três etapas: A desmontagem, a separação das peças por cores e posteriormente a remontagem, todas as atividades tem um tempo que as limita, após realizada as três etapas, os participantes são responsáveis por criar um método mais eficiente, que utilize menos tempo e movimento.

Palavras-chave: Engenharia de Métodos; Estudo de tempos e movimentos; Jogos educativos;,

Palavras-chave: Engenharia de Métodos; Estudo de tempos e movimentos; Jogos educativos;,

DOI: 10.5151/viisimep-239287

Referências bibliográficas
  • [1] Azevedo. APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA DE MÉTODOS: UMA
  • [2] EXPERIÊNCIA NO CEFET/RJ. In: ABEPRO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE
  • [3] PRODUÇÃO, 3, 2017, Florianópolis - Sc. 1574. Florianópolis - Sc: Abepro, 2017. p. 957 - 974. Disponível
  • [4] em: . Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [5] BARNES, Ralph Mosser. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São
  • [6] Paulo: Edgar Blucher, 1977.
  • [7] BARNES, Ralph Mosser. ESTUDO DE MOVIMENTOS E DE TEMPOS: PROJETO E MEDIDA DO
  • [8] TRABALHO. Califórnia: Zelío Bicalho Portugal e Cia. Ltda., 1900.
  • [9] BEZERRA, Fabiola Silva et al. ANÁLISE DE METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • [10] APLICADAS NO EGRESSO DA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – PARTE 1. In:
  • [11] COBENGE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 46, 2018, Salvador -
  • [12] Ba. COBENGE18_00046_00001046. Salvador - Ba: Abenge - Associação Brasileira de Ensino em
  • [13] Engenharia, 2018. Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [14] C., Giuliana. Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores. 2019. Disponível em:
  • [15] . Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [16] CASO EM UM FASTFOOD. 2018. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção,
  • [17] Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Pb, 2018. Disponível em:
  • [18]
  • [19] SOARES%20NOGUEIRA%20%20MONOGRAFIA%20ENG.%20PRODU%c3%87%c3%83O%202018
  • [20] ..pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 28 nov. 2019.
  • [21] COSTA, Elias Carvalho Batista da; GASPAR, Gabriel de Oliveira. APLICAÇÃO DO ESTUDO DE
  • [22] TEMPOS E MOVIMENTOS PARA A DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA EM UMA
  • [23] EMPRESA DE PRÉ-MOLDADOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. In: ENEGEP -
  • [24] ENCONTRO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 37, 2017, Joinville - Sc.
  • [25] TN_STP_238_377_34416. Joinville - Sc: Abepro - Associação Brasileira de Engenharia de Produção,
  • [26] 2017. Disponível em: . Acesso em:
  • [27] 28 nov. 2019.
  • [28] FERNANDES BRUM, Karina; PURCIDONIO, Paula Michelle; AZEVEDO FERREIRA, Marta Lucia.
  • [29] Aprendizagem ativa no ensino de engenharia de métodos: uma experiência no CEFET/RJ. Revista
  • [30] Produção Online, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 956-973, set. 2017. ISSN 16761901. Disponível em:
  • [31] . Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [32] FERNANDES, Kátia Regina. Jogos Corporativos: o que são e como aplicar. 2019. Disponível em:
  • [33] . Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [34] GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • [35] MASSON, Terezinha Jocelen et al. METODOLOGIA DE ENSINO: APRENDIZAGEM BASEADA EM
  • [36] PROJETOS (PBL). In: COBENGE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM
  • [37] ENGENHARIA, 40., 2012, Belém - Pa. 104325. Belém - Pa: Abenge - Associação Brasileira de Ensino em
  • [38] Engenharia, 2012. Disponível em: .
  • [39] Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [40] MONARO, Renato Luis Garrido et al. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENGENHARIA DE
  • [41] PRODUÇÃO: RELATO DA APLICAÇÃO DOS MÉTODOS PBL E TBL EM UMA IES PRIVADA DO
  • [42] ESPÍRITO SANTO. In: ENEGEP - ENCONTRO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,
  • [43] 38., 2018, Maceió - AL. TN_STO_267_529_35904. Maceió - AL: Abepro - Associação Brasileira de
  • [44] Engenharia de Produção, 2018. Disponível em:
  • [45] teca/TN_STO_267_529_35904.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [46] MONTEIRO, Simone Borges Simão et al. METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO APLICADAS
  • [47] AO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE
  • [48] PROJETOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. In: COBENGE -
  • [49] CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40, 2012, Belém - Pa. 103920.
  • [50] Belém - Pa: Abenge - Associação Brasileira de Ensino em Engenharia, 2012. Disponível em:
  • [51] benge.org.br/cobenge/arquivos/7/artigos/103920.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [52] NOGUEIRA, Thayse Dádiva Soares. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE MELHORIAS PARA
  • [53] AUMENTO DA PRODUTIVIDADE: UM ESTUDO DE
  • [54] OLIVEIRA, Jucelândia Nascimento de et al. A engenharia de métodos como ferramenta para a inovação:
  • [55] um estudo exploratório no setor de carcinicultura. In: SIMPEP - SIMPÓSIO DE ENGENHARIA
  • [56] DE PRODUÇÃO, 12, 2015, Bauru - Sp. Oliveira_JN_Engenharia_de_metodos_
  • [57] para_inovação3].doc. Bauru – Sp, 2015.
  • [58] PEINADO, Jurandir; GRAEMI, Alexandre Reis. Administração da
  • [59] Produção: Operações Industriais e de Serviços. Curitiba - PR: Unicenp, 2007. p. 85 – 138.
  • [60] SANTOS, Edilene Felix dos. BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM
  • [61] PROBLEMAS: UMA REVISÃO. In: CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE
  • [62] EDUCAÇÃO, 3, 2016, Natal - Rn. TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID12142_1708201
  • [63] 6002015. Natal - Rn: Realize, 2016. Disponível em:
  • [64] conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID12142_17082016002015.pdf>. Acesso em: 28
  • [65] nov. 2019.
  • [66] SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. São Paulo:
  • [67] Atlas, 2002. p 276-307.
  • [68] SOUTO, Maria do Socorro Márcia Lopes. Apostila de Engenharia de Métodos. Curso de especialização
  • [69] em Engenharia de Produção - UFPB. João Pessoa - Pb: Universidade Federal da Paraíba - UFPB,
  • [70] 2002. p 1 - 119. Disponível em:
  • [71] 6/maria-do-socorro-souto-engenharia-de-metodos-e-processos>. Acesso em: 28 nov. 2019.
  • [72] SOUZA, S. C.; DOURADO, L. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): UM
  • [73] MÉTODO DE APRENDIZAGEM INOVADOR PARA O ENSINO EDUCATIVO. In: HOLOS, 5, 2015,
  • [74] p 182-200. Natal – RN. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2015.
  • [75] Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [76] STEVENSON, Willian J. Administração das operações de produção. Rio de Janeiro: LTC, 2001. p 232-
  • [77] 268.
  • [78] TOYOHARA, Doroti Quiomi Kanashiro et al. Aprendizagem Baseada em Projetos – uma nova Estratégia
  • [79] de Ensino para o Desenvolvimento de Projetos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL, 6., 2010, São
  • [80] Paulo - Sp. TC0174-1. São Paulo - Sp: Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em:
  • [81] . Acesso em: 29 nov. 2019.
  • [82] VIEIRA, Romero Rondinele dos Santos et al. Estudo de tempos e métodos no processo produtivo de uma
  • [83] panificadora localizada em Mossoró/RN. Gestão e Sociedade, v. 9, n. 23, p.977-999, 28 mar. 2015.
  • [84] Trimestral. Revista Gestao e Sociedade. Disponível em:
  • [85] . Acesso em: 28 nov. 2019.
Como citar:

Santos Junior, Francisco Mendes dos; Santos, José Gustavo Alex Sales dos; Silva, Keren Karolyne Nóbrega; Silva, Matheus Ferreira da; , ; "ELABORAÇÃO DE UM JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO ENGENHARIA DE MÉTODOS", p. 101-116 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-239287

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações