Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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ELABORAÇÃO DE UM JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO ENGENHARIA DE MÉTODOS

ELABORAÇÃO DE UM JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO ENGENHARIA DE MÉTODOS

Santos Junior, Francisco Mendes dos ; Santos, José Gustavo Alex Sales dos ; Silva, Keren Karolyne Nóbrega ; Silva, Matheus Ferreira da ; , ;

Artigo completo:

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia que eleva em 20% a qualidade no ensino, direcionada em vivências praticas, a mesma após aplicada gera desenvolvimento de habilidades complexas e pensamentos críticos. Buscando contribuir com o aprendizado de maneira dinâmica, este artigo tem o objetivo de apresentar a criação de um jogo, utilizando os conceitos básicos da engenharia de métodos. O jogo foi elaborado para facilitar a fixação dos conceitos já citados, sendo constituído por peças montáveis de mdf, que ao unir as 35 é formada uma águia, os participantes precisam realizar três etapas: A desmontagem, a separação das peças por cores e posteriormente a remontagem, todas as atividades tem um tempo que as limita, após realizada as três etapas, os participantes são responsáveis por criar um método mais eficiente, que utilize menos tempo e movimento.

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A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia que eleva em 20% a qualidade no ensino, direcionada em vivências praticas, a mesma após aplicada gera desenvolvimento de habilidades complexas e pensamentos críticos. Buscando contribuir com o aprendizado de maneira dinâmica, este artigo tem o objetivo de apresentar a criação de um jogo, utilizando os conceitos básicos da engenharia de métodos. O jogo foi elaborado para facilitar a fixação dos conceitos já citados, sendo constituído por peças montáveis de mdf, que ao unir as 35 é formada uma águia, os participantes precisam realizar três etapas: A desmontagem, a separação das peças por cores e posteriormente a remontagem, todas as atividades tem um tempo que as limita, após realizada as três etapas, os participantes são responsáveis por criar um método mais eficiente, que utilize menos tempo e movimento.

Palavras-chave: Engenharia de Métodos; Estudo de tempos e movimentos; Jogos educativos;,

Palavras-chave: Engenharia de Métodos; Estudo de tempos e movimentos; Jogos educativos;,

DOI: 10.5151/viisimep-239287

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Como citar:

Santos Junior, Francisco Mendes dos; Santos, José Gustavo Alex Sales dos; Silva, Keren Karolyne Nóbrega; Silva, Matheus Ferreira da; , ; "ELABORAÇÃO DE UM JOGO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO ENGENHARIA DE MÉTODOS", p. 101-116 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-239287

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