Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

EFICIÊNCIA DE DESINFECÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS POR RADIAÇÃO UV E POR OZÔNIO NA ETAR DE SETÚBAL (PORTUGAL)

Soares, Maria Fernanda de Azevedo ; Leão, Ana Carolina Nascimento ; Salgado, Ricardo Manuel Nunes ;

Artigo Completo:

As águas residuais são caracterizadas por conterem uma quantidade elevada de organismos patogênicos, que mesmo após o tratamento secundário ainda se encontram presentes, assim é preciso fazer o processo de desinfecção, pois esses são prejudiciais à saúde humana e aos corpos receptores. Esse processo pode ser principalmente por Cloro, UV e Ozônio sendo o objetivo desse trabalho comparar os três métodos através da metodologia do Número Mais Provável (NMP) e utilizando a Lei de Chick. Nos resultados obtidos foi possível perceber que todas as amostras após a desinfecção continham Coliformes Totais, mas nenhuma, Coliformes Fecais e consequentemente E.Coli. Todas as amostras se enquadravam na legislação portuguesa e na brasileira. Na desinfecção por Cloro e UV se obteve 99,99% de desinfecção enquanto que por ozônio 73,28%. Foi possível concluir que a desinfecção por Cloro apresenta um melhor benefício se comparada com as demais, uma vez que o efluente é corado o que não favorece a desinfecção por UV.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Tratamento de águas residuais, desinfecção por cloro, UV, Ozônio, desinfecção,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-087

Referências bibliográficas
  • [1] JORDÃO, Eduardo Pacheco; PESSÔA, Constantino Arruda. Tratamento de esgotos domésticos. 5.ed. Rio de Janeiro: ABES, 2009.
  • [2] LAPOLLI, Flávio Rubens et al .Desinfecção de efluentes sanitários através de dióxido de cloro. Eng. Sanit. Ambient., Rio de Janeiro , v. 10, n. 3, p. 200-208, Sept. 2005 .
  • [3] METCALF, L.; EDDY, H. P. Wastewater engineering: treatment and reuse.4th ed. Boston: McGraw-Hill, 2004.
  • [4] SPERLING.M.V.; Introdução a qualidade das águas e ao tratamento de esgotos, Ed.: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental; Universidade Federal de Mina Gerais, Belo Horizonte;2005; vol. 1.
  • [5] SPERLING, M. V. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias. Belo Horizonte: UFMG, 200 p. 36-37.
Como citar:

Soares, Maria Fernanda de Azevedo; Leão, Ana Carolina Nascimento; Salgado, Ricardo Manuel Nunes; "EFICIÊNCIA DE DESINFECÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS POR RADIAÇÃO UV E POR OZÔNIO NA ETAR DE SETÚBAL (PORTUGAL)", p. 868-878 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-087

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações