Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Eficiência Energetica e os Óleos de Motor

Energy Efficiency and Engine Oils

Conconi, Charles Correa; Silva, Arley; Vercelino, Marcus Edsel; Texeira, Roberta Miranda; Mussato, Carlos;

Artigo:

A necessidade de se reduzir os gases responsáveis pelo aquecimento global, bem como os outros contaminantes ambientais provocados pela combustão dos veículos tem se tornado fundamentais para a humanidade. As combinações que levam à uma economia de combustível são por demais complexas e dependentes de inúmeros fatores físicos e de dirigibilidade, entretanto neste trabalho isolou as variáveis de maneira a demostrar somente a influência da viscosidade do lubrificante utilizado no motor. Neste trabalho realizamos ensaios num veículo com motor Otto Flex de  1000 cilindradas  em dinamômetro de rolos num laboratório certificado pelo INMETRO utilizando as normas NBR 6601 e NBR7024 como referência, em ciclo urbano e rodoviário, com óleo de motor de diferente viscometria xxW-40, xxW-30e xxW-20, porém com a mesma aditivação, o qual nos mostrou que óleos lubrificantes menos viscosos reduzem o atrito no motor entre as suas partes em movimento e com isso uma diminuição no consumo, utilizando-se o conceito “do tanque a roda”. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que a economia de combustível na mudança de um óleo xxW-40 para um xxW-30 é de 0,910% e para xxW-20 é de 2,11%. A viscometria xxW-20 se mostrou promissora para utilização em motores de combustão.

Artigo:

The need to reduce the gases responsible for global warming as well as other environmental contaminants caused by the combustion of vehicles has become fundamental to humanity. The combinations that lead to a fuel economy are too complex and dependent on numerous physical factors and drivability, however in this work isolated the variables in order to demonstrate only the influence of the viscosity of the lubricant used in the engine. In this work we performed tests on a vehicle with Otto Flex engine of 1000 displacements in roller dynamometer in a laboratory certified by INMETRO using the norms NBR 6601 and NBR7024 as reference, in urban and road cycle, with engine oil of different viscometry xxW-40, xxW -30e xxW-20, but with the same additivation, which showed us that less viscous lubricating oils reduce the friction in the engine between its moving parts and with that a decrease in consumption, using the concept "from tank to wheel ". The results obtained in this work show that the fuel economy in the change from an oil xxW-40 to an xxW-30 is 0.910% and for xxW-20 is 2.11%. Viscometry xxW-20 has shown promise for use in combustion engines.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/simea2019-PAP93

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Conconi, Charles Correa; Silva, Arley; Vercelino, Marcus Edsel; Texeira, Roberta Miranda; Mussato, Carlos; "Eficiência Energetica e os Óleos de Motor", p. 898-913 . In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2019-PAP93

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações